Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

IPB desenvolve projeto dedicado à longevidade e qualidade de vida

 No âmbito deste projeto decorreu ontem, na escola de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança o primeiro Meeting das Novas Sociedades Longevas, que reuniu especialistas, investigadores a alunos das áreas da saúde


Viver mais tempo é, cada vez mais, uma realidade, mas viver melhor continua a ser o grande desafio. Nesse sentido, o Instituto Politécnico de Bragança está a desenvolver um projeto dedicado à longevidade e qualidade de vida, que junta equipas multidisciplinares nas áreas da saúde, nutrição, desporto e bem-estar.

O coordenador e professor do IPB, Hélder Fernandes, explica que a longevidade é um tema que deve envolver toda a sociedade, independentemente da faixa etária. “Os dados indicam que as pessoas vivem mais. Aquilo que também temos estado a descobrir, e os dados estatísticos indicam, é que as pessoas vivem mais tempo mas também se aumenta o número de anos no final da vida com algum problema ou incapacidade. Interessa-nos perceber, durante a trajetória do ciclo de vida, o que é que determina que se possa chegar a essa idade avançada em boas condições de independência e autonomia”.

A investigação já originou publicações científicas nas áreas do desporto e nutrição, e continua agora numa nova fase de recolha de dados junto da população. “Neste momento, estamos a analisar dados de perfil hematológico, lipídico e glicémico de alguns participantes adultos, mais velhos, que se voluntariaram. Agora, iremos reforçar a campanha de angariação de participantes no projeto, pessoas da sociedade civil que queiram participar, colaborar com a sua experiência de via, dando-nos dados, para nós podermos analisar e reforçar as conclusões, para que sejam generalizadas ao resto da sociedade”.

No âmbito deste projeto decorreu ontem, na escola de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança o primeiro Meeting das Novas Sociedades Longevas, que reuniu especialistas, investigadores a alunos das áreas da saúde.

O projeto Novas Sociedades Longevas é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Escrito por Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário