Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Feira da Amêndoa e dos Produtos da Terra de Amendoeira termina com balanço muito positivo

 O certame aconteceu este fim de semana e contou com diversas iniciativas integradas, para além da venda de produtos endógenos.


Chegou ao fim a IV edição da Feira da Amêndoa e dos Produtos da Terra, em Amendoeira, no concelho de Macedo de Cavaleiros. O certame decorreu durante o fim de semana e o balanço é muito positivo, como afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Amendoeira, Inácio Oliveira:

Num ano em que a produção foi muito fraca entre os cerca de 15 produtores da aldeia:

Ainda assim, houve espaço para a inovação e para mostrar novos produtos inspirados na “rainha da festa”. O professor Bruno Gonçalves, do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, acompanhou os alunos do curso técnico de Restaurante e Bar que apresentaram um showcooking dedicado à amêndoa:

Os alunos Eric Garcia, natural da Guatemala e residente em Macedo desde 2021, e Rúben Pinto foram alguns dos participantes que deram a conhecer os produtos diferenciadores preparados e distribuídos ao longo dos dois dias do evento:

Este ano manteve-se o número de expositores, 16, devido às limitações de espaço. Quem participou voltou a considerar a presença “uma aposta ganha”. Ermelinda Oliveira, vendedora que todos os anos vem à feira, com um leque de produtos caseiros, como biscoitos de amêndoa, noz e cacau, compotas e licores:

Já Patrícia Gonçalves, participa pela terceira vez, e tinha à venda pão caseiro, queijo e licor de castanha, diz que é sempre uma aposta ganha:

Também Sofia Gonçalves, com ligações familiares à aldeia, mas de Chaves, mostra um produto diferenciador sem glúten frescos:

Uma das forças vivas da aldeia é a associação Amendoeira Viva, criada há 12 anos, que tem como principal missão valorizar e divulgar as tradições locais, como explicou um dos membros, Hermano Santos:

Além de dar a provar os produtos típicos da região, a associação apresentou também as várias publicações que tem produzido ao longo dos anos.

O evento contou ainda com a apresentação do segundo volume do livro da freguesia, da autoria de Rui Rendeiro, uma caminhada e animação musical a cargo do grupo D’Alma Fados, DJ Correya, Casimiro Cabeça, Grupo Folclórico Mirandês de Duas Igrejas, tunas do Instituto Politécnico de Bragança e uma Eucaristia.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário