Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

PRESIDENTE DA JUNTA DE FREIXIEL CONDENADO POR FALSIFICAÇÃO E FAVORECIMENTO PESSOAL

 Autarca recandidato pelo PSD recebeu pena suspensa de prisão após decisão do Tribunal de Vila Flor.


O presidente da Junta de Freguesia de Freixiel, no concelho de Vila Flor, foi condenado pelo Tribunal de Vila Flor a dois anos e dez meses de prisão, com pena suspensa, após ter sido considerado culpado de falsificação de documentos e favorecimento pessoal.

O caso, que remonta ao atual mandato autárquico, envolveu a manipulação de registos de trabalho comunitário de duas pessoas que cumpriam pena alternativa à prisão. Segundo o tribunal, Gilberto Vieira, atual autarca e recandidato pelo PSD nas próximas eleições, certificou como realizadas horas de serviço que não foram efetivamente cumpridas.

De acordo com a sentença, o autarca registou ainda como trabalho comunitário tarefas executadas por terceiros, com o objetivo de permitir que os condenados beneficiassem de forma indevida do cumprimento da pena. O tribunal concluiu que tais ações visaram “impedir ou iludir a execução da pena aplicada”.

A notícia foi avançada pela Agência Lusa e o presidente da Junta de Freixiel optou por não prestar declarações sobre o desfecho do processo, sendo que até ao momento, não é conhecido qualquer recurso da decisão judicial.

Contexto político

Gilberto Vieira lidera a Junta de Freixiel desde 2021 e volta a apresentar-se como candidato do PSD nas próximas eleições autárquicas. A condenação surge num momento sensível do calendário político local, podendo influenciar a perceção dos eleitores sobre a gestão e a ética dos titulares de cargos públicos.

Apesar da decisão, o autarca mantém-se em funções, uma vez que a sentença ainda não transitou em julgado, e a lei não determina a perda imediata de mandato em casos de pena suspensa.

A situação reacende o debate sobre a transparência e a responsabilidade política nas autarquias, num contexto em que a confiança dos cidadãos nas instituições locais é apontada como essencial para a qualidade da democracia.

A Redação,
Foto: Junta de Freguesia de Freixel

Sem comentários:

Enviar um comentário