Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Dia Mundial da Rádio: o meio que resiste e que nunca falha

 Seja durante um apagão ou durante as tempestades, dos mais velhos aos mais novos a Rádio tem vindo a provar que está mais viva do que nunca


Para muitos já está obsoleta, para outros é sinonimo de companhia de manhã à noite. A rádio, que hoje se comemora, já foi, em tempos, a principal forma de levar notícias, música e histórias a toda a gente. Os mais novos garantem que continuam a ouvi-la. Na Escola Básica de Santa Maria, em Bragança, os alunos do quarto ano contam o que significa, atualmente, a rádio para eles.

“Para mim, a rádio é um dos meios de comunicação mais importantes para termos informações sobre o que está a passar”, referiu uma das crianças.

Outro aluno da escola mencionou que através da rádio se pode ouvir música e “também é útil porque nós podemos saber as coisas que estão a acontecer no mundo, como por exemplo o que está a acontecer em Leiria.”

Para outro aluno a rádio é um meio de comunicação “importante porque ninguém consegue saber nada sem rádio, só se viver o momento.”

E quando questionados sobre quantos anos acham que a rádio tem ou quando terá sido criada, os palpites não deixaram de ser curiosos.

“A rádio não foi criada há muito tempo porque os meus avós já nasceram sem rádio. A rádio é recente, mas também nem muito”. Para outros a rádio tem entre 6 a 81 anos.

O Dia Mundial da Rádio foi proclamado em 2011 pela UNESCO, para destacar a importância do meio na promoção da liberdade de expressão, do diálogo e da diversidade cultural.

Em Portugal, existe há mais de 100 anos, tendo surgido pela primeira vez com a criação da Rádio Hertz. Durante o Estado Novo, foi utilizada como instrumento de propaganda do regime, mas foi também através da rádio que se ouviram as senhas que marcaram o início da Revolução de 25 de Abril e da liberdade.

E para quem considera a rádio um meio ultrapassado, episódios recentes, como o apagão de abril do ano passado, que deixou Portugal às escuras, ou os últimos acontecimentos em Leiria e noutras zonas do país, mostram que que, quando tudo falha, a rádio continua presente e mais viva do que nunca.

Escrito por Rádio Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário