domingo, 18 de março de 2018

IPB entrega as primeiras IPBikes

Na passada sexta-feira, 16 de março, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) entregou as primeiras as bicicletas elétricas no âmbito do projeto IPBike.
Este projeto está inserido num programa de âmbito nacional de promoção da mobilidade ciclável em meio académico, que visa incentivar a adoção de hábitos mais sustentáveis em termos de mobilidade. São 15 as instituições de ensino superior em Portugal envolvidas e o IPB foi a primeira instituição a lançar o projeto. 

A ideia é que a comunidade académica troque o automóvel pela IPBike, contribuindo assim para a melhoria da condição física, promoção do bem-estar e da saúde do ambiente. 

A utilização de uma IPBike requer um registo inicial de adesão, via internet, podendo ser realizado durante todo o ano, por qualquer elemento da comunidade académica do IPB. Com vista à boa conservação das IPBikes e garantia de segurança na sua utilização, o IPB assegura a contratualização de seguro de responsabilidade civil e prestação dos serviços de manutenção para todas as bicicletas. 

O IPBike faz parte do programa nacional U-Bike Portugal, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transporte, com o objetivo de melhorar o ambiente urbano e a qualidade de vida, associada à utilização das bicicletas em substituição de veículos motorizados. 

O IPB disponibiliza 100 bicicletas elétricas, que poderão ser utilizadas pelos seus alunos, funcionários e investigadores por períodos de 6 a 12 meses. 

A cerimónia de entrega das primeiras IPBikes decorreu sexta-feira, 16 de março, a partir das 11H, na Biblioteca da Escola Superior Agrária (ESA).

Sem comentários:

Enviar um comentário