Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Simulacro distrital com dois acidentes em simultâneo

A A4, no Nó de Franco, Mirandela, foi palco de um simulacro que envolveu dois acidentes em simultâneo, nos dois sentidos, com objectivo de testar o Plano Prévio de Intervenção a nível distrital que de acordo com as autoridades foi muito satisfatório.
Um simulacro na Auto-Estrada Transmontana aconteceu no sábado para testar o Plano Prévio de Intervenção nesta via rodoviária. O local escolhido foi o Nó do Franco, próximo de Mirandela. O simulacro envolveu dois acidentes. João Noel Afonso, comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro, o CDOS de Bragança salienta um resultado bastante satisfatório.

“Este exercício foi o culminar de um périplo de simulacros pelo distrito, em todos os concelhos, tinha dois duplos objectivos, por um lado testar o Plano de Intervenção na A4, que nunca tinha sido testado e testar a simultaneidade de dois acidentes. Um trabalho muito satisfatório”, informou João Noel Afonso.

No simulacro estiveram envolvidas 19 entidades, 45 meios terrestres e cerca de 180 operacionais. No final todas as entidades reuniram no sentido de avaliar este contexto.

“A avaliação que se fez no briefing foi altamente positiva, foram ouvidas as 19 entidades intervenientes, e existem alguns pontos que são janelas de oportunidades para melhor alguns procedimentos, mas não foram detectadas falhas”, esclareceu o Comandante.

O comandante referiu que a comunicação entre as entidades poderá ser melhorada: “Há ali procedimentos que podem ser melhorados, como a questão do tempo”. 

O trânsito esteve cortado nos dois sentidos da A4 entre as 2 da tarde e as 5. No simulacro foi envolvido o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Associação Portuguesa Ambiente, GLOVALVIA, subconcionária da auto-estrada transmontana, a PSP, a GNR, as 12 corporações de Bombeiros do distrito, o CDOS de Bragança. 
Este foi o simulacro final no âmbito das comemorações do Mês da Protecção Civil. Por causa do mau tempo, não foi realizado um simulacro planeado, mas está agendado para Abril. 

Escrito por: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário