segunda-feira, 26 de março de 2018

Simulacro distrital com dois acidentes em simultâneo

A A4, no Nó de Franco, Mirandela, foi palco de um simulacro que envolveu dois acidentes em simultâneo, nos dois sentidos, com objectivo de testar o Plano Prévio de Intervenção a nível distrital que de acordo com as autoridades foi muito satisfatório.
Um simulacro na Auto-Estrada Transmontana aconteceu no sábado para testar o Plano Prévio de Intervenção nesta via rodoviária. O local escolhido foi o Nó do Franco, próximo de Mirandela. O simulacro envolveu dois acidentes. João Noel Afonso, comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro, o CDOS de Bragança salienta um resultado bastante satisfatório.

“Este exercício foi o culminar de um périplo de simulacros pelo distrito, em todos os concelhos, tinha dois duplos objectivos, por um lado testar o Plano de Intervenção na A4, que nunca tinha sido testado e testar a simultaneidade de dois acidentes. Um trabalho muito satisfatório”, informou João Noel Afonso.

No simulacro estiveram envolvidas 19 entidades, 45 meios terrestres e cerca de 180 operacionais. No final todas as entidades reuniram no sentido de avaliar este contexto.

“A avaliação que se fez no briefing foi altamente positiva, foram ouvidas as 19 entidades intervenientes, e existem alguns pontos que são janelas de oportunidades para melhor alguns procedimentos, mas não foram detectadas falhas”, esclareceu o Comandante.

O comandante referiu que a comunicação entre as entidades poderá ser melhorada: “Há ali procedimentos que podem ser melhorados, como a questão do tempo”. 

O trânsito esteve cortado nos dois sentidos da A4 entre as 2 da tarde e as 5. No simulacro foi envolvido o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Associação Portuguesa Ambiente, GLOVALVIA, subconcionária da auto-estrada transmontana, a PSP, a GNR, as 12 corporações de Bombeiros do distrito, o CDOS de Bragança. 
Este foi o simulacro final no âmbito das comemorações do Mês da Protecção Civil. Por causa do mau tempo, não foi realizado um simulacro planeado, mas está agendado para Abril. 

Escrito por: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário