quinta-feira, 29 de março de 2018

Este ano, não se realiza a Feira da Saúde do Nordeste Transmontano

Após 5 anos em Macedo de Cavaleiros, este ano não haverá Feira da Saúde do Nordeste Transmontano.
Um certame da organização da Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança, que ao longo dos anos tem contado com apoio logístico e financeiro do município, o que este ano por não haver meios financeiros não se vai realizar, como refere Margarida Pires, Presidente da associação organizadora.

“Não é totalmente surpresa perante as notícias de que me tinha vindo a aperceber bem como dos manifestos que este executivo vinha revelando. Já receava que isto pudesse acontecer. A primeira edição foi feita só com apoio logístico, a segunda igualmente e apenas nas últimas três edições é que tivemos apoio financeiro e no ano passado, atendendo à dimensão que a feira tomou, reuni com o Município anterior e disse que se não aumentassem ao financiamento seria impossível a sua concretização e tivemos esse aumento. A ajuda do Município no ano passado foi de cinco mil euros e este ano havia a intenção de que não se faria a feira com um valor menor que esse, no entanto, nunca me deram a oportunidade de dizer quanto é que a Associação pedia para comparticiparem.” 

Margarida Pires diz lamentar a falta de comunicação com o executivo municipal para debate de uma possível solução para a organização do certame, e não descarta até a possibilidade de realizá-lo em outro concelho.

“A minha insatisfação de não ouvirem as associações. Sabemos que não há apoios e compreendo quando justificam que não há dinheiro. No entanto, é importante que o Município perceba que a economia do terceiro setor se faz com as associações. Quando falo nisso refiro-me a trabalharmos em comunidade e quando isso acontece as associações são o ponto principal. Se não tivermos apoio do Município no próximo ano teremos muito mais tempo para nos agilizar-mos porque haverá mecenas que irão ajudar a suportar estes custos, se assim o entenderem. Nós, enquanto organização teremos que repensar apresentar este tipo de oferta em outros Municípios uma vez que a Associação, é Distrital.” 

Do lado do Município, o presidente Benjamim Rodrigues diz que a não realização da feira não é culpa do município, mas admite que o apoio dado em anos anteriores não pode ser atribuído este ano.

“A Feira da Saúde não se realizar não depende da Câmara mas sim de quem a organiza. Parece que esta Feira só é realizada com a organização da Câmara, e não é verdade. O Município dá um subsídio à organização que este ano, por razões que são sobejamente conhecidas, estamos a diminuir ao máximo devido à questão financeira, que é delicada. Neste momento, o Município não tem qualquer responsabilidade porque estamos a cortar nos subsídios a todas as entidades, e não fazia sentido estarmos a privilegiar umas em detrimento de outras.”   

O autarca que refere ainda que após a organização da Feira ter decidido que não se iria realizar, foi feita uma proposta para a concretização da mesma depois do mês de agosto, altura da revisão orçamental.

“Quando houver uma revisão orçamental será ponderada a atribuição de subsídios como eram atribuídos anteriormente. Foi isso que foi comunicado à Presidente da Associação dos Diabéticos. Tive o cuidado de informar isso e, inclusive, que achava estranho terem tomado uma decisão unilateral sem conversarem connosco primeiro. Pedi que viessem conversar comigo e referir que podemos agilizar a Feira com a nossa colaboração, sendo feita em outra data após a revisão orçamental. Neste momento não temos cabimento orçamental para atribuir um subsídio como foi pedido. É importante para o Município que se realize a Feira e foi isso que, por e-mail, tive o cuidado de fazer sentir.”

A Presidente da Associação dos Diabéticos de Bragança, Margarida Pires, disse à Onda Livre que a data sugerida pelo município é impensável, uma vez que, a sua realização se prende com a comemoração do dia Mundial da Saúde, bem como a comemoração do dia mundial da atividade física, que acontecem no mês de abril.

Ficou ainda expressa por ambas as entidades uma conversa futura para que no próximo ano a Feira da Saúde do Nordeste Transmontano traga uma nova edição a Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário