quinta-feira, 29 de março de 2018

Carrazeda de Ansiães promove folar e produtos da terra

Entre os dias 29 e 31 de Março o Município de Carrazeda de Ansiães vai promover o território e os produtos da terra em mais uma edição da Feira do Folar.
Na edição deste ano vão estar presentes no espaço de exposições do Centro de Apoio Empresarial de Carrazeda de Ansiães (CAECA) as padeiras locais que ainda detém a arte e o saber da confeção dos famosos folares doce e de carne. Confecionar um bom folar doce tem alguns segredos e é preciso muita experiência e engenho para trabalhar uma massa que tem de levedar durante várias horas, num lento e longo processo que acabou por dar a este doce a alcunha local de “dormidoiros”. 

É esta tradição que o Município de Carrazeda de Ansiães pretende preservar e divulgar ao levar a cabo anualmente esta mostra de produtos locais, a par de outras atividades como os dois workshops que vão ensinar os segredos e os truques para fazer um bom folar doce e de carne. 

Mas esta mostra não se esgota na venda e confeção de folar. Durante o fim-de-semana da Páscoa vão passar pelo palco do CAECA associações e grupos do concelho que animarão o espaço numa verdadeira mostra das artes locais. 

Os mais novos também não foram esquecidos tendo sido preparado um programa especial com ateliers, showcooking, pinta faces, insufláveis e muita animação. 

A realização deste certame tem trazido muitos visitantes à vila de Carrazeda de Ansiães durante o fim-de-semana da Páscoa, para comprar os folares que vão arranjar as mesas dos transmontanos no dia em que sai às ruas o Compasso Pascal para assinalar a Ressurreição de Jesus Cristo.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário