quinta-feira, 29 de março de 2018

Arranca hoje a Festa da Bola Doce em Miranda do Douro

A realização da Feira da «Festa da Bola Doce» tem início hoje e termina no sábado, no largo do Castelo, em Miranda do Douro. Está garantido o convívio e animação musical no Largo do Castelo de Miranda do Douro.
Miranda do Douro preparou três dias de certame para promover um dos ex-libris gastronómicos do concelho: a Bola Doce.
A Festa da Bola Doce e dos produtos da terra começa já hoje, quinta-feira, e para além da doçaria da Páscoa os 40 expositores levam à feira outros produtos agro alimentares, o que atrai não só locais como turistas portugueses e espanhóis, segundo destaca Anabela Torrão Vereadora do Município de Miranda do Douro.

“É uma forma de promover e valorizar os nossos produtos endógenos e neste caso, os produtos agro-alimentares, muito relacionados com a Páscoa, como é o caso da Bola Doce, os dormidos, os folares e o fumeiro. Vai estar uma variedade e uma mostra de produtos tradicionais de excelente qualidade para visitantes e residentes”, disse Anabela Torrão, Vereadora do Município de Miranda do Douro.

O certame que vai na 5.ª edição tem levado a que o produto único seja cada vez mais procurado e não só nesta altura do ano.

“A promoção da Bola Doce é tal que este produto já não é só concebido no período da Páscoa, mas ao longo de todo o ano. O que constatamos é que os produtores, através das suas cozinhas regionais, cozinham este produto durante toda a noite e acaba por esgotar de imediato. Ao fim do dia já não há Bola Doce. A procura é muita. É um produto muito trabalhoso, rico em palato, de excelente qualidade e com uma procura imensa”, sustenta a Vereadora do Município de Miranda do Douro.

No certame, que decorre até sábado, no largo do Castelo de Miranda do Douro, está em destaque a doçaria da Páscoa, em especial a bola doce, uma espécie de bolo recheado com canela e açúcar típico do concelho mirandês.
A feira conta com concursos desta iguaria e de folar e animação musical com grupos de música tradicional. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário