quarta-feira, 28 de março de 2018

Diminuiu o número de denúncias por violência recebidas pelo Núcleo de Apoio às Vítimas de Bragança

O Núcleo de Apoio à Vítima do distrito de Bragança registou 120 atendimentos em 2017, o que traduz uma diminuição de 34% de casos sinalizados em relação ao ano anterior.
Segundo Teresa Fernandes, do gabinete integrado na Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança, esta foi a primeira diminuição registada desde a criação desta valência em 2006. “Entre 2016 e 2017, tivemos um decréscimo do número de situações em acompanhamento. Até 2016, durante 10 anos, tivemos sempre um aumento, significativo do número de participações e consequentemente dos processos de apoio em acompanhamento pelo núcleo. Ao olhar para esta redução, percebemos que há uma consequência directa entre o trabalho de sensibilização e formação da comunidade e esse trabalho de prevenção tem dado resultado ao nível da dissuasão dos agressores”, sublinha.

Apesar de no que diz respeito aos números de violência doméstica ter havido um decréscimo, o gabinete de apoio à vítima registou um aumento de casos de violência contra idosos. “Também temos uma percentagem significativa de violência contra idosos, perpetrada por descendentes, filhos, netos ou sobrinho, o ano passado tivemos 28 situações, um número que aumentou”, refere Teresa Fernandes.

O núcleo distrital de apoio à vítima descentralizou no último ano os serviços de atendimento o que pode “traduzir-se num aumento de situações em acompanhamento”. “No âmbito de um projecto candidatado ao Portugal 2020, propusemo-nos descentralizar os serviços prestados pelo núcleo em todas as sedes de concelho, já o tínhamos vindo a fazer de forma informal, e com este projecto passamos a protocolar as parcerias com as câmaras para poder uma vez por semana ir a todos os concelhos fazer estes acompanhamentos descentralizado”, destacou.

Foram já criados gabinetes em Vinhais, Mogadouro, Carrazeda de Ansiães e Freixo de Espada à Cinta. Os próximos gabinetes deverão abrir em Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário