terça-feira, 27 de março de 2018

"Cantos da Quaresma" ouvem-se amanhã em Macedo de Cavaleiros

Amanhã, quarta-feira, dia 28, às 21h00, será apresentado o concerto e CD "Cantos da Quaresma" em Macedo de Cavaleiros, na Igreja de S. Pedro, integrado na programação da Semana Santa.
Em 2017, os músicos César Prata e Sara Vidal estrearam o espectáculo “Cantos da Quaresma” em palco e este ano foi a vez da edição discográfica, que tem recolhido críticas muito positivas na imprensa nacional. 

A Quaresma representa na tradição musical portuguesa um período de sublimação. Saídos da folia do Entrudo, seguem-se quarenta dias de abstinência e reflexão. Ausentes os bailes, calados os instrumentos musicais e até o toque dos sinos, a música tradicional portuguesa incorporou a religiosidade profunda da época quaresmal, geradora de formatos musicais essencialmente vocais, pungentes e profundamente belos: encomendações das almas, martírios, loas, alvíssaras. 

Foi este o desafio que dois dos músicos mais prolíficos da música tradicional portuguesa abraçaram. A partir de recolhas de várias zonas do país, César Prata e Sara Vidal desprendem o canto do compasso do rito religioso e convertem-no a uma musicalidade mais ampla, com novas sonoridades melódicas e instrumentais, pouco usuais na prática popular. O resultado final é o equilíbrio entre o respeito pelo legado da tradição e o atrevimento do perpetuar da reinvenção. 

Esta é uma edição Sons Vadios - Cooperativa Cultural, CRL, com o apoio institucional do Convento de Balsamão – Marianos da Imaculada Conceição.

Sem comentários:

Enviar um comentário