sexta-feira, 24 de maio de 2019

Cereja de Lamas está este fim de semana em destaque na II Festa e Feira da Cereja

Durante os dois dias do fim-de-semana, a freguesia de Lamas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, promove pelo segundo ano consecutivo a Festa e Feira da Cereja.

Um fruto típico daquela localidade que este ano, apesar de ter qualidade, regista uma quebra de produção que nas variedades mais tardias pode ultrapassar os 50%, como refere Paulo Pires, secretário da Junta de Freguesia e representante da Associação de Produtores de Cereja de Lamas:

“A cereja que deu mais cedo teve algumas percas relacionadas com o excesso de chuva na altura da floração. As mais tardias têm uma perca muito significativa, isto é, nem se chegaram a desenvolver e podemos apontar garantidamente para uma perca no mínimo de 50%. Prevê-se uma ano de pouca produção.

As cerejas estão muito doces e nós trabalhamos para que, em grande ou em pequena quantidade, o fruto que colocamos no mercado tenha ótima qualidade. Aliás, se ela não cumprir os requisitos mínimos de qualidade, nem sequer ponderamos em colocá-la no mercado.”

A cereja de Lamas está desde o ano passado candidatada para ser reconhecida como de Denominação de Origem Protegida (DOP).

Um fruto que se distingue pelas características daquela freguesia:

“A qualidade dos solos e o microclima que se faz sentir em algumas zonas da freguesia faz com que as cerejas manifestem qualidades ímpares.

Também o facto de ser uma cultura que já há muito é desenvolvida na nossa freguesia, assim como todo o processo de produção, faz com que o produto final seja de ótima qualidade.”

Quanto à feira, o presidente da junta, Leonardo Vila-Franca, destaca uma maior aposta na promoção do conhecimento sobre como tratar a cereja:

“Este ano vamos ter colóquios destinados ao tema da cereja, abordando temas como os porta-enxertos e as enxertia das próprias variedades. Vamos ainda ter uma ação de formação sobre fertilizantes e fitofármacos a utilizar na produção de cereja pois é muito importante que todos trabalhemos no mesmo sentido, e se nós tentarmos informar as pessoas para isso, o produto final será uniforme.”

No total são cerca de 30 expositores, dos quais 12 são de cereja e os restantes de outros produtos da terra, maquinaria agrícola e automóveis.

Na animação destaque para o programa Feiras e Festas da Rádio Onda Livre com o qual na noite de sábado sobem ao palco Cristiana Pereira, Broa de Mel, Paulo Fernandes, Carla Maria e Dj Durval.

No domingo, além de outras atividades, o certame conta com um Show Cooking com o Chefe Eurico Castro, seguido de um concurso de sobremesas de cereja e outro que vai avaliar o próprio fruto.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário