Durante os dois dias do fim-de-semana, a freguesia de Lamas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, promove pelo segundo ano consecutivo a Festa e Feira da Cereja.
Um fruto típico daquela localidade que este ano, apesar de ter qualidade, regista uma quebra de produção que nas variedades mais tardias pode ultrapassar os 50%, como refere Paulo Pires, secretário da Junta de Freguesia e representante da Associação de Produtores de Cereja de Lamas:
“A cereja que deu mais cedo teve algumas percas relacionadas com o excesso de chuva na altura da floração. As mais tardias têm uma perca muito significativa, isto é, nem se chegaram a desenvolver e podemos apontar garantidamente para uma perca no mínimo de 50%. Prevê-se uma ano de pouca produção.
As cerejas estão muito doces e nós trabalhamos para que, em grande ou em pequena quantidade, o fruto que colocamos no mercado tenha ótima qualidade. Aliás, se ela não cumprir os requisitos mínimos de qualidade, nem sequer ponderamos em colocá-la no mercado.”
A cereja de Lamas está desde o ano passado candidatada para ser reconhecida como de Denominação de Origem Protegida (DOP).
Um fruto que se distingue pelas características daquela freguesia:
“A qualidade dos solos e o microclima que se faz sentir em algumas zonas da freguesia faz com que as cerejas manifestem qualidades ímpares.
Também o facto de ser uma cultura que já há muito é desenvolvida na nossa freguesia, assim como todo o processo de produção, faz com que o produto final seja de ótima qualidade.”
Quanto à feira, o presidente da junta, Leonardo Vila-Franca, destaca uma maior aposta na promoção do conhecimento sobre como tratar a cereja:
“Este ano vamos ter colóquios destinados ao tema da cereja, abordando temas como os porta-enxertos e as enxertia das próprias variedades. Vamos ainda ter uma ação de formação sobre fertilizantes e fitofármacos a utilizar na produção de cereja pois é muito importante que todos trabalhemos no mesmo sentido, e se nós tentarmos informar as pessoas para isso, o produto final será uniforme.”
No total são cerca de 30 expositores, dos quais 12 são de cereja e os restantes de outros produtos da terra, maquinaria agrícola e automóveis.
Na animação destaque para o programa Feiras e Festas da Rádio Onda Livre com o qual na noite de sábado sobem ao palco Cristiana Pereira, Broa de Mel, Paulo Fernandes, Carla Maria e Dj Durval.
No domingo, além de outras atividades, o certame conta com um Show Cooking com o Chefe Eurico Castro, seguido de um concurso de sobremesas de cereja e outro que vai avaliar o próprio fruto.
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário