Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Cereja de Lamas está este fim de semana em destaque na II Festa e Feira da Cereja

Durante os dois dias do fim-de-semana, a freguesia de Lamas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, promove pelo segundo ano consecutivo a Festa e Feira da Cereja.

Um fruto típico daquela localidade que este ano, apesar de ter qualidade, regista uma quebra de produção que nas variedades mais tardias pode ultrapassar os 50%, como refere Paulo Pires, secretário da Junta de Freguesia e representante da Associação de Produtores de Cereja de Lamas:

“A cereja que deu mais cedo teve algumas percas relacionadas com o excesso de chuva na altura da floração. As mais tardias têm uma perca muito significativa, isto é, nem se chegaram a desenvolver e podemos apontar garantidamente para uma perca no mínimo de 50%. Prevê-se uma ano de pouca produção.

As cerejas estão muito doces e nós trabalhamos para que, em grande ou em pequena quantidade, o fruto que colocamos no mercado tenha ótima qualidade. Aliás, se ela não cumprir os requisitos mínimos de qualidade, nem sequer ponderamos em colocá-la no mercado.”

A cereja de Lamas está desde o ano passado candidatada para ser reconhecida como de Denominação de Origem Protegida (DOP).

Um fruto que se distingue pelas características daquela freguesia:

“A qualidade dos solos e o microclima que se faz sentir em algumas zonas da freguesia faz com que as cerejas manifestem qualidades ímpares.

Também o facto de ser uma cultura que já há muito é desenvolvida na nossa freguesia, assim como todo o processo de produção, faz com que o produto final seja de ótima qualidade.”

Quanto à feira, o presidente da junta, Leonardo Vila-Franca, destaca uma maior aposta na promoção do conhecimento sobre como tratar a cereja:

“Este ano vamos ter colóquios destinados ao tema da cereja, abordando temas como os porta-enxertos e as enxertia das próprias variedades. Vamos ainda ter uma ação de formação sobre fertilizantes e fitofármacos a utilizar na produção de cereja pois é muito importante que todos trabalhemos no mesmo sentido, e se nós tentarmos informar as pessoas para isso, o produto final será uniforme.”

No total são cerca de 30 expositores, dos quais 12 são de cereja e os restantes de outros produtos da terra, maquinaria agrícola e automóveis.

Na animação destaque para o programa Feiras e Festas da Rádio Onda Livre com o qual na noite de sábado sobem ao palco Cristiana Pereira, Broa de Mel, Paulo Fernandes, Carla Maria e Dj Durval.

No domingo, além de outras atividades, o certame conta com um Show Cooking com o Chefe Eurico Castro, seguido de um concurso de sobremesas de cereja e outro que vai avaliar o próprio fruto.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário