Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Hortas Biológicas alargadas - Alfândega da Fé

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé vai disponibilizar mais 12 lotes para cultivo, no âmbito do projecto Hortas Biológicas em espaço urbano.
Recorde-se que o projecto surgiu há três meses, com a cedência gratuita dos primeiros lotes de terreno por parte da autarquia, que pretende promover a agricultura biológica e possibilitar à população um contacto directo com a terra e o desenvolvimento de consciência Ecológica.
Estes espaços, para além de se assumirem como um complemento ao orçamento familiar, servem também um propósito pedagógico. Aliado à produção de produtos hortícolas de qualidade, surge a promoção de boas práticas agrícolas, o incentivo à produção da terra e à preservação e conhecimento do funcionamento da própria natureza. Aliás, a formação dos candidatos, principalmente em questões relacionadas com agricultura biológica e compostagem, e o acompanhamento do processo por técnicos da autarquia são factores essenciais para o sucesso de todo projecto.
Os espaços estão bem no centro da vila, numa zona privilegiada até porque um dos conceitos inerentes é o da criação de espaços verdes dinâmicos ao mesmo tempo que se rentabilizam terrenos municipais disponíveis.
O projecto teve início há cerca de 3 meses com a atribuição de 12 lotes, as primeiras produções começam agora a encher a dispensa destes agricultores “das horas vagas”, para sorte também de amigos e vizinhos.

Cebolas, batatas, alfaces, tomates, feijão, pimentos são as principais culturas
O gosto pela agricultura, a produção do que se consome, o cultivar para se saber o que se come, mas também a necessidade de descomprimir foram algumas das razões apontadas para aderir a este desafio lançado pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé. Um desafio que é também uma forma de terapia. Que o digam os utentes da LEQUE – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Necessidades Especiais - que também tem uma horta biológica.
Em tempo de férias o espírito de partilha e boa vizinhança já se instalou e, na ausência de um dos “hortelões” resta sempre o vizinho para cuidar e mimar as hortas.
O sucesso dos primeiros meses do projecto já fez com que a autarquia alargasse a área disponível para a implementação destas Hortas Urbanas.
Todos os interessados podem obter mais informações junto dos serviços da área de Ambiente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário