Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Urrós prepara abertura de museu etnográfico

A aldeia de Urrós, concelho de Mogadouro, vai ter um museu etnográfico.A junta de freguesia adquiriu uma casa em ruínas que acabou de recuperar para ali instalar o espólio.  Grande parte das peças vai ser cedida pela população.“Há muitas pessoas que ainda têm algumas ferramentas e com isto queremos demonstrar o que era a vida no campo no tempo dos nossos antepassados e os esforços que eles faziam para a sua subsistência” refere Belarmino Pinto, o presidente da junta de freguesia, acrescentando que “é a povoação que vai ceder os instrumentos, alguns vão ser oferecidos e outros, talvez os mais valiosos, vamos ter de os comprar”.
O autarca dá alguns exemplos do que vai estar em exposição ao afirmar que “vamos pôr uns potes que se usavam para a destilação do bagaço. Vamos pôr também uns carros antigos que se usavam para fazer o transporte dos cereais e palhas”.
No museu vai haver também “alguns arados e alfaias que se usavam naqueles tempos” acrescenta.O Museu etnográfico de Urrós deverá abrir ao público durante o mês de Março.Custou cerca de 40 mil euros e foi financiado em 35 mil pela câmara municipal de Mogadouro.
Aguarda-se ainda o resultado de uma candidatura ao Douro Superior.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário