Os autarcas do concelho de Bragança visitaram, no passado sábado, a Feira Internacional da Galiza, e ficaram surpreendidos com os produtos, e as tecnologias usadas na Agricultura na vizinha Espanha. O objectivo é modernizar este sector no concelho de Bragança.
As técnicas de produção e a organização ao nível da comercialização surpreenderam os autarcas do concelho, que querem agora fortalecer a Agricultura nas suas freguesias.Para o presidente da junta de Rebordãos, Adriano Rodrigues, “as cooperativas seriam uma solução”, uma vez que como explicou o autarca “eles na compra têm muito ganho, porque compram a um grupo de várias cooperativas e têm um centro de escoamento do produto”.
Uma opinião partilhada por Dinis Garcia, presidente da junta de Failde, que referiu que a visita “foi muito importante”, devido ao facto de “ter aprendido como os agricultores de Espanha se agrupam e conseguem tirar maior rentabilidade das produções agrícolas, em termos das compras e da produção”.
O vice-presidente da câmara municipal de Bragança, Rui Caseiro, referiu algumas das medidas, que considera necessárias para o desenvolvimento e renovação da Agricultura na região, entre elas, o regadio. Adianta que “no sector da Pecuária houve uma diminuição significativa na produção bovina e a produção ovina mantém-se e aí a aposta continua”. “ Há capacidade para evoluir muito mais na produção suína, e no sector agrícola na área dos castanheiros” concluiu o responsável da câmara.
Depois da visita a Espanha, os autarcas acreditam que é possível melhorar a Agricultura na região. Para isso é preciso que os produtores se organizem e apostem na inovação, tal como estão a fazer os espanhóis.
Esta iniciativa foi organizada pela câmara de Bragança, e pretendeu dar a conhecer aos autarcas do concelho o que de melhor se faz em Espanha, ao nível da Agricultura e da Pecuária.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário