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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

IC5 aberto há um ano registou um tráfego médio mensal de 1.545 veículos em 2012


O Itinerário Complementar (IC5) registou uma média mensal 1.545 veículos nos seus primeiros oito meses de abertura ao tráfego, dados referentes a 2012, disse hoje a Lusa fonte das Estradas de Portugal (EP).
Segundo aquele organismo público, o pico do tráfego registado no IC5 foi em agosto de 2012 com uma passagem média de 2.199 veículos e o mínimo fixado nos 1.355 registados em novembro.
O IC5 abriu ao tráfego automóvel a 02 maio de 2012, sendo um itinerário transversal que se desenvolve entre os distritos de Vila Real e Bragança, ligando Murça a Miranda do Douro, numa extensão aproximada de 132 quilómetros, servindo os concelhos de Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfandega da Fé, Mogadouro e Miranda do Douro.
Os representantes autárquicos dos concelhos servidos pela rodovia sempre apelaram ao longo dos anos, que o IC5 como fosse encarado "uma via estruturante" e "vital" para o desenvolvimento regional.
"Temos tido uma procura significativa de lotes na nossa zona industrial para a instalação de empresas, já que este espaço fica próximo de uma das saídas do IC5. Para nós esta é uma via que nos vai ajudar a atrair investimento", disse à Lusa a presidente da Câmara de Alfândega da Fé, a socialista Berta Nunes.
Por seu lado, o autarca de Mogadouro (PSD) acrescentou que a construção do itinerário veio beneficiar as ligações com o litoral, permitido assim uma maior rapidez para deslocações ao Grande Porto, Vila Real ou Braga.
"Temos notado que Mogadouro tem vindo de forma progressiva a beneficiar desta ligação rodoviária já que é notório o aumento do número de turistas que visitam a vila, principalmente ao fim de semana", frisou Moraes Machado.
Já o presidente da Câmara de Miranda do Douro (PS) pede ao Governo espanhol que se decida em relação ao prolongamento do IC5 para a província vizinha de Castela e Leão através de um traçado que ligue aquele concelho fronteiriço com a zona de Sayago.
Segundo a EP, o IC5 a estabelece as acessibilidades entre estes concelhos, e veio melhorar as condições de segurança e de combate à sinistralidade.
A Subconcessão Douro Interior foi adjudicada em novembro de 2008 à AENOR - Douro Interior S.A., atualmente denominada Ascendi Douro, Estradas do Douro Interior, S.A. em regime de conceção, construção, financiamento, manutenção e exploração, sem cobrança de portagem aos utentes.

FYP // GC.
Lusa/fim

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