Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Papa Francisco envia bênção apostólica ao reitor e peregrinos do Santuário do Senhor Santo Cristo de Outeiro

O Papa Francisco enviou uma bênção apostólica ao reitor e peregrinos do Santuário do Senhor Santo Cristo do Outeiro (Diocese de Bragança-Miranda) por ocasião dos 300 anos desta igreja.
A mensagem assinada pelo cardeal Tarcísio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, refere que o Papa argentino se associa “à solene homenagem” que os devotos realizaram naquele santuário, dia 3 deste mês, situado na paróquia do Outeiro, da diocese transmontana.
A Igreja de Santo Cristo de Outeiro, monumento nacional desde 1927, é datada do final do séc. XVII, sendo concluída na 1ª metade do século XVIII.
Este edifício de planta cruciforme é composta por três naves, transepto, capela-mor, sacristia e casa de arrumações.
O interior da igreja reflete o “gosto medieval tardio nas abóbadas graníticas de nervuras cruzadas” e o “transepto apresenta cobertura em abóbada de berço”, lê-se no site da Direção Regional de Cultura do Norte.
O espaço interior do templo é animado pelas talhas barrocas da capela-mor e nas capelas do transepto.
Neste momento decorre um processo na Santa Sé que visa a classificação desta igreja como basílica e já foram realizadas algumas adaptações do espaço de culto, de modo a corresponder às exigências da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, disse D. José Cordeiro ao jornal Mensageiro de Bragança.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário