Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Entre Margens expõe mais de 50 trabalhos fotográficos em Mirandela

Mirandela acolhe a 3ª edição do Entre Margens – o Douro em Imagens, com mais de meia centena de fotografias exposta no Parque do Império. A inauguração teve lugar na última sexta-feira, 17, e serviu para confirmar que a cidade e os seus habitantes se revêem no trabalho produzido.
“O Entre Margens tem sido um projecto muito importante na programação cultural de Mirandela, porque a exposição fica um mês nos nossos jardins e traz a arte para a rua, para junto dos mirandelenses”, sublinhou António Branco, presidente da autarquia de Mirandela.
Até 16 de Junho, quem passar pelo Parque do Império poderá conhecer o que as objectivas de António Pedrosa (vencedor do Grande Prémio Estação Imagem | Mora para Fotografia Documental em 2012 e finalista da Hasselbald Masters 2014), Nelson D’Aires (do coletivo Kameraphoto, vencedor do Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem | Mora em 2011), Attilio Fiumarella, Hugo Moura e Miguel Sobral Cardoso captaram pela região duriense.
O director artístico do Entre Margens, Nuno Ricou Salgado, considerou que “as pessoas se identificam e conseguem perceber onde é que os trabalhos são produzidos”. “O António Pedrosa tem várias imagens do Tua e é interessante perceber que as pessoas se reconhecem no trabalho produzido. Não se perde a identidade artística e de inovação, mas há um enquadramento com o território”, acrescentou.
Em “Água Dura”, o fotógrafo António Pedrosa dá a conhecer o Rio Douro numa viagem a contracorrente ao longo do rio e dos seus afluentes – uma viagem à procura das pessoas que a rocha esculpiu e dos locais petrificados pela ausência de gente. “Pedras” é o título do trabalho fotográfico de Nelson D’Aires. A transformação da pedra é árdua, mas de uma beleza secular que inebria o homem e lhe dá visões para partir e escavar a pedra, erguer a sua arte, a casa, o leito do seu sangue.
No próximo mês, a programação do Entre Margens inclui três concertos para a cidade de Mirandela e um workshop de fotografia no território escolar. A 8 de Junho, o acrobata de mastro chinês João Paulo dos Santos e o coreógrafo Rui Horta misturam as suas experiências e influências para criar oespectáculo “Contigo”. Também no mesmo dia, os Melech Mechaya, apontados como a primeira e mais proeminente banda de música klezmer de Portugal, actuam no anfiteatro do Parque do Império. No dia 10, será a vez dos OMIRI subirem ao palco para um espectáculo musical e visual que não deixará ninguém indiferente.
Depois de Vila Real (10 maio a 10 junho), onde permanecem expostos os trabalhos de Chloe Dewe Mathews, Gil Sibin, Hermano Noronha e
Luís Montanha, e, agora, Mirandela (17 maio a 16 junho), mais 6 cidades irão receber as restantes exposiçõesdo Entre Margens até Outubro.
O Entre Margens tem como promotor a Fundação Museu do Douro, autoria e produção da Procur.arte Associação Cultural, e conta com oito municípios durienses (Amarante, Lamego, Mirandela, Peso da Régua, Porto, Santa Marta de Penaguião, Vila Nova de Gaia e Vila Real) como parceiros. Este é um projeto apoiado no âmbito do QREN ON.2 - Grandes Eventos Culturais. 
Encontros Internacionais em Vila Real
Nos dias 24 e 25 de Maio, o Teatro de Vila Real recebe os Encontros Internacionais Entre Margens subordinados ao tema “Arte no Espaço Público – regeneração urbana através da intervenção artística”.
O programa inclui vários oradores internacionais e nacionais, responsáveis de instituições e projectos culturais, artistas e fotógrafos. Na cerimónia de abertura, estará presente o Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
Pau Llacuna, Guti Fraga e Priscilla Marinho, José Rui Martins, Agathe Moroval, Jean Zurawik, Pedro Costa, Jonathan Banks, Susan Christie, Roberto Pitella, Paulo Robalo, Jesse James e Diana Sousa, Teresa Latuszewska-Syrta, José Alberto Ferreira e Pep Fargas vão dar a conhecer os seus projectos no âmbito da arte pública, mostrando o seu impacto na dinâmica e regeneração dos centros urbanos.
Os Encontros pretendem fomentar o encontro entre todos os profissionais da cultura, centrando o pensamento e a reflexão sobre a intervenção de projectos artísticos e culturais no espaço público, em ambiente informal e descontraído. Será, pois, uma ocasião para conhecer, partilhar experiências e identificar oportunidades de colaboração.
Os participantes podem contar ainda com actividades complementares, como prova de vinhos, périplos pelo território, visitas às exposições com os autores e o cine-concerto de Norberto Lobo, a 24 de Maio.
A participação nos Encontros e na prova de vinhos do dia 24 de maio é gratuita, mas está sujeita a inscrição até 22 de Maio,através do preenchimento e envio da ficha de inscrição para o email: entremargens@procurarte.org. Toda a programação está disponível aqui.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário