Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Agrupamento de Escolas de Mirandela vai hoje a votos

É hoje o dia de ir a votos para eleger o novo diretor do Agrupamento de Escolas de Mirandela.
Há três candidatos na corrida eleitoral. Orlando Pires, José Carlos Azevedo e Vítor Esteves, são os três docentes que se apresentam a sufrágio do Conselho-Geral do Agrupamento, órgão que é constituído por 21 elementos.
Orlando Pires, Vítor Esteves ou José Carlos Azevedo, um deles será o próximo diretor do agrupamento de escolas de Mirandela.
Está a causar enorme expetativa, o ato eleitoral para a escolha do novo diretor do Agrupamento de Escolas de Mirandela.
Orlando Pires, José Carlos Azevedo e Vítor Esteves, são os três docentes que se apresentam a sufrágio do Conselho-Geral (CG), órgão que é constituído por 21 elementos.
São eleições antecipadas devido à saída de Maria Gentil Vaz, anterior diretora. A ex-vereadora da Câmara Municipal de Mirandela tinha tomado posse no final de Junho de 2013 e cessou funções, no final de Abril, depois de ter sido aceite a sua adesão ao Programa de Rescisões por Mútuo Acordo do Pessoal Docente.
Desde então ficou a direção do agrupamento entregue ao sub-diretor, Orlando Pires, e aos três adjuntos: Ana Paula Vilarinho, José Garcia e Alcino Fernandes.
O longo processo burocrático até às eleições já começou há cerca de um mês com a publicação do concurso em Diário da República. Concorreram três candidatos: Orlando Pires, 46 anos, professor do 3ºciclo e secundário de informática, e atual sub-diretor do agrupamento.
Vítor Esteves, 55 anos, professor do 3º ciclo e do secundário de Geografia, já passou pelo conselho executivo da escola secundária durante alguns anos.
E ainda José Carlos Azevedo, 47 anos, professor do 2º ciclo de Português/Francês, que foi diretor do Agrupamento da EB 2,3 Luciano Cordeiro durante vários anos.
Um deles será o próximo diretor do Agrupamento que tem 2600 alunos e 265 professores, espalhados pela Escola secundária de Mirandela, a EB1,2 de Torre Dona Chama, a Luciano Cordeiro de Mirandela e ainda 12 estabelecimentos de ensino do pré-escolar.
O longo processo burocrático já começou, no início de Junho, com a publicação em Diário da República da abertura do concurso. Posteriormente, uma comissão especializada, indicada pelo Conselho Geral, efetuou entrevistas individuais aos candidatos.
No dia 18 de Junho, a Comissão confirmou que aceitou as três candidaturas. Entretanto, esta quinta-feira (3 de Julho), o CG procede à discussão e apreciação do relatório apresentado pela Comissão Especializada e deve efetuar a audição dos candidatos.
Na próxima terça-feira (8 de Julho), o CG procede à eleição do diretor, considerando-se eleito o candidato que obtenha a maioria absoluta dos votos dos membros. Isto é, pelo menos 11 votos, dos 21 membros.
Caso isso não aconteça, o Conselho Geral reúne novamente, no prazo máximo de cinco dias úteis, para proceder a novo escrutínio, ao qual serão apenas admitidos os dois candidatos mais votados na primeira eleição, considerando-se eleito aquele que obtiver maior número de votos, desde que estejam presentes dois terços dos membros em efetividade de funções.
O Conselho-Geral é constituído por 21 elementos: Sete representantes do Pessoal Docente. Dois do pessoal não docente. Cinco representantes dos pais e encarregados de educação. Três membros do Município de Mirandela. Três da Comunidade Local, que neste caso são a ULS do Nordeste, a Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo e ainda a PSP.
Finalmente também tem assento neste órgão, um representante dos alunos.

Informação ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário