Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Cidões é palco de concerto de música clássica à luz das velas

Cidões, no concelho de Vinhais, esteve este sábado à noite sem luz. Não foi uma avaria eléctrica mas os candeeiros  das ruas foram desligados para criar um ambiente mágico à luz de mais de 2 mil velas.
Esta foi a 2ª edição do Concerto das Velas. A ideia partiu da Associação Raízes da Aldeia de Cidões que tem vindo a organizar vários eventos de forma a trazer gente a esta localidade. 
Maria João Pereira, da organização explica que esta é uma actividade inédita numa aldeia do nordeste transmontano. “Este evento é particular e é diferente de todos os outros que organizamos. Enfeitamos a aldeia com velas, desligamos a luz artificial e criamos um ambiente mágico. Vamos apresentar um livro e temos o concerto de música clássica por toda a aldeia. 
Não é habitual que as pessoas mais idosas ouçam este tipo de música, elas estão mais habituadas a ouvir música de baile ou música ‘pimba’. Trazer esta música à aldeia é dar a conhecer outro tipo de música”, considera. 
A organização tem apostado numa forte divulgação dos eventos, sobretudo através das redes sociais, o que faz com que venham a Cidões pessoas de vários pontos do país. È o caso de Sónia Diz, com raízes transmontanas, veio de Braga para conhecer Cidões e promete voltar. “Eu acho que o movimento é de extrema importância para a dinamização de terras que estão um pouco abandonadas demograficamente. 
Acho maravilhoso numa aldeia, no interior transmontano termos a oportunidade de assistir gratuitamente a um concerto destes”,salienta. Uma noite mágica que atraiu dezenas de pessoas a uma aldeia com cerca de 20 habitantes. 
Os presentes puderam assistir a um pequeno concerto de violoncelo, ao improviso de cantigas à capela e à apresentação do livro “O Destino assim o Quis” da vilarealense Ana Carvalho. 
A reportagem na íntegra para ouvir aqui na Brigantia, noticiário das 17 horas. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário