Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ervedosa comemora 500 anos de atribuição de foral

Em Ervedosa, concelho de Vinhais, a noite de ontem foi de festa, para comemorar a atribuição do Foral.
Há 500 anos D. Manuel I transformava localidade em vila. A representação da leitura do foral foi um dos momentos altos da celebração.
Fraclim do Nascimento, da junta de freguesia, Salienta que esta é uma forma reconstituir a importância que Ervedosa tinha nessa época, tendo perdido o estatuto de vila no séc. XIX. “Ervedosa foi escolhida sempre não só pelos reis mas também pelo povo. Tivemos minas na década de 60 com mil empregados. 
Os reis há 500 anos já adivinhavam o desenvolvimento desta terra”, frisa. Houve também música tradicional, com gaiteiros e percussionistas, e recriaram-se rituais alusivos ao século dezasseis, com a ajuda da Filandorra e a participação dos habitantes de Ervedosa. 
Junto ao pelourinho , no largo da igreja, a população residente, mas também alguns naturais da terra dispersos pelo país e até emigrados, comemoraram com a história da aldeia, que já foi vila, com cerca de 400 habitantes. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário