Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Pedra Escrita de Ridevides

Descrição:

Com uma superfície quase lisa, o afloramento de xisto surge rente ao solo. Nele podem-se ver múltiplos motivos realizados com técnica filiforme e abrasiva e algumas picotagens que aparentam ser mais recentes. Próximo deste afloramento existe outro de menores dimensões que mostra também alguns motivos incisos mas em menor número. Os motivos gravados são triângulos, cruciformes, quadrados, formas em escada, rectângulos e ferraduras.

Enquadramento: A pedra Escrita de Ridevides encontra-se num pequeno vale junto à Ribeira da Vilariça e a cerca de 750m da Quinta de Ridevides. À sua volta cresce vegetação rasteira e arbustiva. Nas proximidades existem campos cultivados com oliveiras.

Época: Proto-Histórica

Localização: Eucísia, Alfândega da Fé, Bragança

Acesso: Siga pela EN 587, sentido Santa Justa a Eucísia e, a cerca de 300m da aldeia de Santa Justa, vire no desvio para a Quinta de Ridevides.

Protecção: Proposto pelo PDM de Alfândega da Fé como Monumento Nacional em 1994.

Concelho: Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário