A nova logomarca, inspirada na proteção da face dos guerreiros de outrora que lutavam com armaduras de ferro, substitui no início do novo ano o coração que há mais de uma década reproduzia no logótipo da autarquia a forma da muralha do castelo da cidade, adotada pelo anterior autarca social-democrata, Jorge Nunes.
O sucessor, Hernâni Das, também eleito pelo PSD, defendeu hoje que Bragança necessitava de "uma marca mais arrojada, mais inovadora, um pouco mais dinâmica" e contratou de "forma informal" uma agência de Viana de Castelo que, por cinco mil euros, criou a nova imagem.
Apesar de as cores oficiais do município serem o azul e o amarelo, o criativo Rui Carvalho explicou que a inspiração surgiu das tradições locais com uma base vermelha associada aos caretos, os mascarados das tradições de inverno, e o topo com as ameias do castelo em dourado.
"O elmo surge quase como uma entrelinha, está lá o rosto, mas sem querer que seja, o rosto são os brigantinos, o que nós queremos é que eles se apoderem da marca e que a usem", concretizou.
O desafio foi, segundo disse, criar uma marca para Bragança que abrangesse e possa ser utilizada por todas as áreas, desde o turismo, ao lazer, ação social e mesmo empresas.
A vertente guerreira para que renete o novo logomarca dá também força ao propósito do autarca local que pretende "uma comunicação muito mais forte com linhas mais modernas", para que o público que se almeja alcançar e a promoção do território, das tradições, gastronomia, património "seja comunicada de forma apelativa para toda a gente".
Com a nova imagem de marca, Hernâni Dias quer "iniciar um novo ciclo na afirmação de Bragança".
"O nosso território só conseguirá vencer, só conseguiremos ser melhores e seguramente mais fortes se todos estivermos unidos em torno de uma marca e se aquilo que fizermos for potenciado pelas pessoas", considerou.
Lusa/fim
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