Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Paliativos têm consultas em Macedo e podem estender-se à região

A Unidade Local de Saúde do Nordeste iniciou há pouco mais de um mês uma consultas de cuidados paliativos. As consultas funcionam na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros e destinam-se a doentes em fase terminal.

Liseta Gonçalves, médica da ULS do Nordeste, afirma que esta é uma consulta multidisciplinar para dar apoio aos utentes nesta fase da vida.

“Iniciamos a consulta de Cuidados Paliativos no distrito mas só ainda em Macedo, abrange já as outras Unidades Hospitalares portanto Mirandela e Bragança, mas neste momento iniciou-se a consulta de Cuidados Paliativos só em Macedo. Basicamente é o apoio de doentes que estão no domicílio ou de alguma forma em ambulatório, em lares ou em Unidades de médio ou de longa duração e que necessitem de apoio de uma consulta de Paliativos, de uma consulta multidisciplinar de Paliativos, que neste momento tem o apoio de um médico, de um enfermeiro, de um psicólogo e de uma assistente social.”

Na área dos Paliativos estão já a funcionar cuidados ao domicílio no Planalto e está já aprovado pela Gulbenkian um projecto para alargar esses mesmos cuidados aos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais.

Em projecto está também a transformação da Unidade de Convalescença de Macedo de Cavaleiros numa Unidade de Paliativos. Liseta Gonçalves afirma que já há doentes à espera para entrar nesta Unidade.

“Vai haver um reforço em número de camas para a Unidade de Cuidados Paliativos do nordeste, que passa de 8 camas para 15, neste momento estamos a espera que a todo o momento venha a autorização para as camas serem abertas. Neste momento temos a espera no hospital de agudos 5 doentes com indicação para internamento na Unidade de Cuidados Paliativos.”

A Unidade Local de Saúde do Nordeste disponibiliza agora consultas de cuidados paliativos.

Informação CIR (Rádio Brigantia)

Sem comentários:

Enviar um comentário