Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Onde Baiiissss Ana Mariiiaaaaa?

Estava agora a olhar para o vazio e a pensar...
Quase apostava que há crianças, nos tempos que correm, que nunca sujaram as mãos com lama...
Será possível?
Olhai que não sei se não ganharia a aposta...
É proibido brincar?
É proibido BRINCAR!!!
Quero que os meus netos cheguem a casa, imundos depois de brincarem à chuva, sujos de lama, despenteados, com os sapatos rotos...
...mas felizes...
Agora, nestes tempos modernos, até dá para tomar um banho de chuveiro e com água quente.
Será que há...crianças que nunca sujaram as mãos com lama?
Fecharam as Escolas das nossas Aldeias.
Já não temos crianças com as mãos cheias de lama no Inverno e, de pó no Verão... 
E mais lágrimas teremos a cair pelos rostos sulcados, daquelas mulheres duras, fortes como o aço mais forte...de lenço negro na cabeça...
Eram Viúvas Mães e Avós...agora, os ilustres da capital, querem que sejam só...Viúvas...

Onde baiiissss Ana Mariaaaaa?

- Bou buscar a minha Neta à Escola e lebar estes figos à professora. Espera aí que já bamos dar de comer às pitas e ós cebados.
crianças tão lavadinhas por fora...! E POR DENTRO?






HM

2 comentários:

  1. tudo o que contas ... SENSACIONAL!!!!
    fomos sem dúvida uma "colheita" de excelência!!! anos 50 a anos 70 marcaram a nossa vida ... personalidade ... e passados quase 50 anos, são momentos que ainda os "sentimos" tão presentes... as brincadeira inventadas, as leituras da tarde, de "antes do lanche" (Mundo de Aventuras, Os Sete, O Tio Patinhas, Professor Pardal, Super Homem, ...) o clube "Ás de Copas", os torneios (fito, copas, xadrez, damas, fito, a "pala" a "bilharda"), os jogos da "Glória" do "Loto" o "hóquei" o "golfe", os grandes jogos de futebol na "campo" da escola das Beatas, os bairros rivais, da Boavista, do Loreto ... as "escaladas e descidas" do nosso "Canyon" onde agora é o Bairro da Previdência Novo", as "perseguições nocturnas" ... a recolha, dos "buralhacos" - "ovelhas" e as "vacas" que fazíamos para lá do Campo de Aviação ... os jogos do "Pótinho" do "Lençinho" do "Anel" as provas de ateletismo "organizadas" pelos Sr. Orlando, Sr. Martins,teu pai, Sr. Carlão(?), pai da Dina, Lena ... a "Gisela" do Bloco 4 (lembras-te!!!!) os rivais do Bloco 1 os amigos do Bairro Amarelo (Teixeira, Adriano, Menezes ...) o Xico do Loreto (bom guarda-redes) o ... Tantos!!! Um "Memorial do Bloco 6" que ainda te dará muito que contar!!!
    As boleias na carroça da Dona Rosa (?) Leiteira ... as destemidas brincadeiras no Hospital Novo (obras suspensas) o "Belfegor (?) e as investidas corajosas na casa em construção (pelo meu pai) do Sr. Ezequiel (casa junto ao NAC) ... os trabalhos na construção do Liceu (só alguns!!!) ou na Lupulex ... os acampamentos em Castrelos ...
    Foi uma brilhante ideia. E que memória! PARABÉNS Henrique por este momento de FELICIDADE!


    CURIOSIDADE:
    ... aquela espingarda de tirar pauzinhos!!! SOBERBO (onde conseguiste a foto!!!)

    ResponderEliminar
  2. Tanta coisa que já tinha "fugido" da minha memória e que me fizeste relembrar. Engraçado como, em tão poucas linhas, descreveste anos da nossa infância e início de juventude.
    Conto contigo neste nosso espaço!
    Imagino a alegria que tiveste ao ver a foto da espingarda, certamente a mesma que eu tive ao conseguir encontrá-la. Era aquilo que eu queria para ilustrar o texto...procurei, procurei, até que encontrei. Foi mesmo na net, mas olha que não foi fácil :-)
    Obs* Claro que me lembro da Gisela...e dos filmes do Mister Solo...:-). A empregada dela ajudava-me a subir pela varanda da sala para ver os filmes. Era provavelmente a única casa do Bairro, ao tempo, que tinha televisão. Para os mal intencionados, que lerem isto, cumpre acrescentar que deviamos ter uns 5 anitos.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar