Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Macedo de Cavaleiros prepara-se para mais uma Feira da Caça e Turismo

São muitas as novidades apresentadas para a edição de 2015. Um espaço maior, mais expositores, uma disposição do recinto que dá mais realce às diferentes áreas temáticas do certame e uma área noturna a pensar na população mais jovem.

O turismo ganha um maior destaque, após a integração do Geopark Terras de Cavaleiros nas redes da UNESCO. Com mais 60 expositores que em 2014 e uma área coberta superior em 860 m2 , a Feira da Caça e Turismo decorre de 29 de janeiro a 1 de fevereiro. É a 19ª edição do evento de maior destaque no início do ano no concelho, que reúne duas áreas de grande impacto na economia local.

É a primeira vez que o certame se realiza depois da integração do Geopark Terras de Cavaleiros nas redes Europeia e Global da UNESCO, classificação atribuída ao território em setembro último.

Resulta com isto, uma aposta alargada no setor turístico na feira, com uma extensa área, destacando-se a presença da entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal, com diversos Municípios, assim como um espaço integralmente dedicado aos 4 geoparks nacionais, reconhecidos pela UNESCO, através do Fórum Português de Geoparks.

Salienta-se também a realização do seminário de turismo (sexta, dia 30) dedicado aos geoparks como “Novos Territórios de Educação, Ciência e Cultura do Século XXI – Estratégias de Desenvolvimento e Mais-Valias”, bem como o encontro dos geoparks europeus, representados pelos respetivos Fóruns Nacionais, o primeiro do género, que nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro procuram estudar os desafios e oportunidades que se apresentam aos territórios classificados.

As novidades na organização da feira começam logo à entrada: a partir do portão principal do Parque Municipal de Exposições, recria-se um percurso pedestre, num ambiente de natureza, aludindo aos cerca de 200 km sinalizados em todo o território do Geopark Terras de Cavaleiros.

No interior, os produtos da terra como os enchidos, queijos, panificação, vinhos e doçarias, ganham posição central, representados por expositores preferencialmente do concelho de Macedo de Cavaleiros. Os artigos de caça e derivados têm uma nave própria, e os 4 restaurantes permanentes do certame apresentarão pratos de caça e vinhos regionais.

A população mais jovem não é esquecida, com a criação de uma área noturna, a partir das 24:00H, com música ao vivo e dj’s, bem como cafés e bares de Macedo de Cavaleiros presentes. 

O programa XIX Feira da Caça e Turismo estende-se muito para além da “fronteira” do Parque Municipal de Exposições, com a realização de 3 Montarias, 2 Provas de Santo Huberto, integrantes do X Prémio Galaico-Português, e a Copa Ibérica de Cetraria, a única realizada em Portugal. Destaque ainda para o II Encontro de Caçadores de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Leilão de Javalis e Julgamentos (rituais venatórios), o Raid TT, o Passeio de BTT, o Concurso de Beleza de Cães de Caça, pela primeira vez realizado, o Seminário das confrarias de produtos da terra, que se propõe a debater o seu papel na divulgação e importância na economia local, assim como a realização em direto do programa “Aqui Portugal” da RTP.

A XIX Feira da Caça e Turismo é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e Federação de Caçadores da 1ª Região Cinegética, a que se juntam diversas entidades e associações, responsáveis pelo alargado e diversificado programa. 

Nota de Imprensa CM Macedo de Cavaleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário