Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Mogadouro vai ter uma resposta social na área da deficiência

Mogadouro vai ter uma resposta social para pessoas portadoras de deficiência. A autarquia e a Leque, Associação Transmontana de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais, assinaram um protocolo com o objectivo de criar um equipamento com apoio idêntico ao que é prestado em Alfândega da Fé.
A presidente da Leque, Celmira Macedo explica que actualmente cerca de metade dos utentes da associação se deslocam de Mogadouro para ter consultas e fazer terapias. “Como nós temos muitos utentes daí, cerca de metade dos nossos utentes vem de Mogadouro, tivemos a vontade das famílias de iniciar um projeto deste género, ou seja, replicar as nossas respostas em Mogadouro”, adianta a responsável da instituição. 
Mais de 30 pessoas estão já inscritas para a formação parental que começa dia 16 de Fevereiro. A escola de pais será o primeiro passo para a criação de uma resposta mais permanente às crianças com necessidades especiais em Mogadouro, a primeira a nascer fora do território da Leque. 
O projecto vai criar três postos de trabalho, constituindo uma equipa com um psicólogo, um fisioterapeuta e uma auxiliar. Os encargos com os recursos humanos serão suportados pela câmara municipal que vai ainda ceder o espaço. 
A escola de pais NEE é um projecto de formação para as famílias de crianças com necessidades educativas especiais que começou em Bragança em 2009 e já foi dinamizada em mais de 10 localidades do país, incluindo os Açores. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário