Ontem junto ao rio Maçãs, cumpriu-se mais uma vez a tradição que se iniciou há três décadas.
A Festa transfronteiriça que une as povoações de Petisqueira, no concelho de Bragança, e Villarino de Manzanas, Espanha, numa homenagem conjunta a nossa senhora de Fátima.
Portugueses e espanhóis assistiram ao reunir das duas procissões que partem destas localidades raianas. Ambas são encabeçadas por imagens da virgem que se encontram sobre a ponte pedonal que separa os dois países.
O presidente da união de freguesias de S. Julião de Palácios e Deilão, Aldino Pires, espera que o evento cresça mais, no futuro. “Houve uma evolução a nível de espaço e infraestruturas. Este encontro começou com um grupos e amigos, e foi crescendo e esperemos que daqui a uns anos tenha uma dimensão muito superior”, refere.
Milhares de portugueses e espanhóis são atraídos por esta celebração.
A devoção, mas também o convívio são as principais razões para ano após ano marcarem presença. Manuel Dominguez, deslocou-se de Valência, Espanha, como já vai sendo hábito, porque considera que “há um ambiente festivo muito agradável. Eu sou gaiteiro e há um ambiente de música de gaita de foles muito bonito”.
Já Alice Fernandes vai todos os anos movida pela fé, no entanto, destaca também o convívio “com os irmãos espanhóis.
Para Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança, esta é também uma forma de “fortalecer os laços entre os dois povos, as relações transfronteiriças ganham um reforço com este tipo de iniciativas”.
Por mais um ano, as populações de Petisqueira e Villarino de Manzanas reuniram-se para a Festa de Fronteira de Nossa Senhora de Fátima.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário