Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

A Fauna do Parque Natural de Montesinho

A grande diversidade de habitats, a pouca perturbação e a integração do homem no ambiente tornam o Parque Natural de Montesinho uma área de elevada importância faunística a nível nacional e europeu, quer pela grande diversidade biológica quer pela ocorrência de espécies ameaçadas.
No Parque do Montesinho a fauna é muito diversificada. Existem 48 espécies de mamíferos, cerca de 70 por cento dos mamíferos terrestres que ocorrem em Portugal, o que corresponde a 26 por cento de todas as espécies da Europa. Pela sua grande importância destacam-se as seguintes.
Carnívoros
São 12 as espécies de carnívoros, geralmente predadores, a habitarem o Parque de Montesinho . Onze espécies são nativas e uma é introduzida – a geneta. Pode-se encontrar o Lobo-ibérico, o Lince-ibérico, o Toirão, a Marta, a Lontra, o Gato-bravo e a Raposa.
Roedores
No Parque Natural de Montesinho são 12 as espécies existentes. Incluem-se bastante recentemente os esquilos, os ratos e as ratazanas. O rato-dos-lameiros é uma espécie que em Portugal só ocorre mesmo aqui.
Insectívoros
Das 8 espécies existentes no Parque Natural de Montesinho destacam-se as toupeiras, o ouriço-cacheiro e o musaranho.
Quirópteros
No Parque de Montesinho existem 12 espécies estando 4 em perigo de extinção em Portugal: o Morcego-de-ferradura-grande, o Morcego-de-ferradura-pequeno, o Morcego-rato-grande e o Morcego-rato-pequeno.
Artiodáctilos
No Parque Natural de Montesinho podemos deparar-nos com o javali, o veado e o corço.
Lagomorfos
São vários os coelhos e as lebres a habitarem no Parque Natural de Montesinho.
Aves
No Parque Natural de Montesinho existem também cerca de 155 espécies de aves das quais 126 são nidificantes. Pode-se observar a Petinha-ribeirinha, a Petinha-das-árvores, o Picanço-de-dorço-vermelho, o Tordo-comum, o Dom-fafe, o rouxinol, a andorinha-dos-beirais e a sombria.
Aves de presa
Existem no Parque, por exemplo a Águia-real, Tartaranhão-azul, Águia-caçadeira, Cegonha-branca, Cegonha-negra, melódico Mocho-pequeno, Coruja-das-torres, Felosa-carrasqueira, Felosa de Bonelli e ainda a Perdiz-cinzenta.

in:viagenstravel.com

2 comentários: