Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Lisboa, Oeiras, Porto e Bragança: são estes os quatro municípios mais inteligentes de Portugal

Um estudo da IDC e da Nova IMS analisou 50 municípios de acordo com 47 indicadores. No final, distinguiu três grupos de municípios que se distinguem consoante as práticas de sustentabilidade e serviços inteligentes.
A consultora IDC e a Nova IMS acabam de dar a conhecer os resultados do estudo Portuguese Smart Cities Index 2015: Lisboa, Oeiras, Porto e Bragança (cujo castelo figura na foto) são os municípios que, segundo o estudo, lideram o ranking nacional de municípios inteligentes.  

O estudo tem por base análise de 50 municípios de acordo com 47 indicadores. Além do ranking que pretende refletir a evolução dos diferentes municípios, o estudo apresenta ainda os caminhos que poderão ser seguidos no que toca a vetores relacionados com a estratégia, os processos, a cultura, e tecnologias e dados. 

Em comunicado, Gabriel Coimbra, Diretor Geral da IDC Portugal, considera que «este estudo retrata a situação atual no território nacional, assim como analisa as principais componentes necessárias para os municípios evoluírem os seus modelos de gestão e de desenvolvimento, bem como estabelecerem a base de um futuro mais inteligente e sustentável».

O estudo da IDC e da Nova IMS distingue os 50 municípios nas categorias de Top, Competidores e Seguidores. No que toca à categoria de Top, encontram-se os quatro municípios que lideram o ranking (Lisboa, Oeiras, Porto e Bragança) e que têm se distinguem pela implementação de estratégias e projetos que fomentam a mobilidade, a eficiência energética e os serviços inteligentes. 

«Com exceção do Porto que está na média, estes municípios apresentam uma performance económica, demográfica e de utilização das TIC bastante acima da média», refere o comunicado da IDC.

No grupo dos Competidores, encontram-se os municípios de Guimarães, Coimbra, Viana do Castelo, Barcelos, Cascais, Aveiro, Oliveira de Azeméis, Matosinhos, Leiria, Faro, Braga, Évora, Funchal, Valongo e Loulé. Estes 15 municípios, apesar de não liderarem, apresentam valores acima da média no que toca aos indicadores estudados.

Mais atrás, no grupo de Seguidores, encontram-se 31 municípios – quase todos com indicadores abaixo da média.

Revista Exame Informática

Sem comentários:

Enviar um comentário