Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 20 de junho de 2015

Diocese de Bragança-Miranda foi a primeira a receber apresentação da Encíclica do Papa Francisco

A diocese de Bragança -Miranda foi a primeira a receber a apresentação da  Encíclica do Papa Francisco dedicada ao ambiente, intitulada ‘Laudato si, sobre o cuidado da casa comum’. A Encíclica, o grau máximo das cartas que um Papa escreve, foi lançada ontem ao final da manhã no Vaticano e apresentada à noite, na Casa Episcopal, em Bragança
O bispo da diocese Bragança -Miranda D. José Cordeiro, considera que este documento serve para alertar as pessoas para terem um comportamento de respeito da natureza, contribuindo assim para a felicidade e uma melhor relação entre as pessoas. “É sobretudo para chamar à atenção para o grande livro da natureza, o livro da Criação, que a par do livro da Bíblia, pode voltar a ser o lugar da felicidade e da harmonia e, isso depende de todos e de cada um. Claro, que depende dos grandes responsáveis a nível mundial, a nível local, mas depende de todas as pessoas cuidarem deste dom e desta beleza, para que seja um lugar belo e digno para poder ser habitado à imagem do Éden. 
A natureza é um lugar de encontro com Deus, com os outros, cada um consigo próprio e um lugar privilegiado da relação entre as pessoas”, salienta o bispo diocesano. 
Na apresentação esteve também o padre Calado Rodrigues que salientou a importância de divulgar a mensagem do Papa Francisco, tal como ele pediu que fosse feito em todas as dioceses. 
O padre da diocese Bragança - Miranda revê-se na mensagem da Encíclica, que se inspira no conceito de “ecologia integral”. “Não podemos reduzir a ecologia do ambiente, temos que ter uma perspectiva daquilo que o Papa chama uma ecologia integral de uma ecologia humana e social. É preciso que o homem e que as relações sociais sejam defendidas. 
Sempre que há uma degradação social também há uma degradação ecológica”, considera Calado Rodrigues. 
O fundador e presidente Do Geota, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente marcou também presença nesta apresentação. João Joanaz de Melo considera que este é um documento de extrema importância que deve ser lido não só pelos católicos. ”É um documento extraordinário que deve ser lido com muita atenção por crentes e não crentes. Para os não crentes é o líder da maior organização religiosa do mundo que diz ao mundo inteiro que isto é uma matéria com que o mundo tem que se preocupar. 
Para os crentes isto tem um significado religioso, para os não crentes isto tem que ter, no mínimo, um significado político e merece mesmo ser levado a sério”, frisa o ambientalista. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário