Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Butelo e Casulas. Esta dupla, pouco conhecida, tem direito a Festival em Bragança

Desconhecidos de grande parte da população portuguesa, o butelo e a casula são dois produtos transmontanos capazes de promover verdadeiras romarias às mesas dos restaurantes de Bragança. Esta ligação entre aproveitamentos da carne de porco e cascas de feijão secas motiva mesmo um festival. Decorre em 25 restaurantes entre 22 e 24 de janeiro.

Quis o engenho e criatividade de gerações de cozinheiros anónimos elevar à categoria de iguaria produtos simples, ligados a territórios rurais. Em Trás-os-Montes, mais concretamente no distrito de Bragança, a cozinha reserva-nos dois produtos desconhecidos de grande parte da população: o butelo e as casulas. O primeiro é um enchido envolvido pela bexiga ou pelo bucho do porco e composto pelo recheio dos ossinhos do espinhaço e das costelinhas, com alguma carne agarrada. É costume comer este enchido artesanal, típico das casas do distrito de Bragança, no sábado de Carnaval. Um prato que chega às mesas acompanhado pelas casulas (ou palhada), estas as cascas de feijão secas.

Com o intuito de promover estes dois produtos transmontanos, o município de Bragança reserva-nos três dias de festival, entre 22 e 24 de janeiro. Uma iniciativa que vai decorrer em 25 restaurantes da região. No decorrer do Festival do Butelo e das Casulas haverá um espaço próprio com a presença de 18 produtores locais. No evento, que decorre na Praça da Sé de Bragança, não faltará animação de rua com a presença dos típicos Caretos e os sons dos gaiteiros.

A Câmara Municipal de Bragança, principal promotora do Festival do Butelo e das Casulas, convida todos os que visitam a região a prolongar a estada, reservando alguns dias para conhecer o património local e provar outros produtos da região, como o fumeiro, o pão caseiro, os vinho e os azeites.

Fica, aqui, a lista dos restaurantes aderentes que apresentam no decurso do evento ementas com preços entre os 12,00 e os 25,00 euros: Académico, Ares de Serra, Casa Nostra, Emiclau, Nordeste, O Abel, O Acácio, O Copinhos, O Geadas, O Grelhador, O Javali, O Pote, Panorama, Poças, Quinta das Covas, Restaurador, Rochedo, Rota dos Sabores, São Lázaro, Solar Bragançano, Tia Rita, Tic Tac, Típico D. Roberto, Turismo, Xavier.

in:sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário