Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Oftalmologista brigantino "dá nas vistas" no país e no mundo

Um oftalmologista brigantino está “a dar nas vistas” no país e no mundo pelo seu currículo e distinções que tem alcançado em apenas dois anos. Fernando Faria Correia tem 32 anos,  concluiu a especialização na área da oftalmologia em 2013 e é já um profissional de referência, a nível nacional e internacional.
A última distinção foi a inclusão na Lista “Top 40 under 40”, da responsabilidade da revista “The Oftalmologist”, que distingue, a nível mundial, os oftalmologistas, com menos de 40 anos, com um futuro promissor. 
O jovem oftalmologista considera que a inclusão nesta lista serve de motivação para continuar a desenvolver o seu trabalho prático e de investigação e confessa que é necessário esforço e dedicação para associar a prática da medicina à investigação científica. “É resultado do sacrifício, que muitas vezes temos. 
É necessário ir para fora muito jovem e passar muito tempo longe da família e dos amigos, passar fins-de-semana á volta de análises estatísticas e artigos científicos… Isto torna-se um vício, que não se consegue largar”, confessa. 
Especializado em cirurgia refrativa córnea e cirurgia de catarata, o brigantino é também revisor de várias publicações científicas, como por exemplo, o “American Journal of Ophtalmology”, ou a “Ophtalmology”. 
É ainda membro do Grupo de Estudos de Tomografia e Biomecânica do Rio de Janeiro e orienta cursos de instrução em congressos nacionais e internacionais, nomeadamente na área de córnea e de cirurgia refractiva, em que é especialista, sendo também orientador na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, onde está a realizar o doutoramento. O pai, Horácio Correia, é também oftalmologista, há mais de 30 anos. 
O jovem médico diz não ter sido influenciado pelo pai na escolha da especialidade mas admite que os seus conselhos foram importantes no seu percurso profissional. “O meu pai apontou o caminho, e isso é muito importante. Lembro-me que, no segundo ano da especialidade, ele aconselhou-me a ir a um congresso internacional, referência na área da cirurgia refractiva. Foi nesse congresso que vi, pela primeira vez, o meu mentor brasileiro, o professor Renato Ambrósio Jr., uma das pessoas mais influentes do mundo na área da oftalmologia. Hoje, é o meu orientador de doutoramento e colaboramos em diversos projetos de investigação”, contou Faria Correia à Rádio Brigantia. 
Este ano, tem já agendada a participação no Congresso da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refractiva, que vai realizar-se em Abril, em Nova Orleães, nos Estados Unidos da América e no Congresso Europeu das mesmas especialidades, que decorrerá em Setembro, em Copenhaga, na Dinamarca. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário