Um oftalmologista brigantino está “a dar nas vistas” no país e no mundo pelo seu currículo e distinções que tem alcançado em apenas dois anos. Fernando Faria Correia tem 32 anos, concluiu a especialização na área da oftalmologia em 2013 e é já um profissional de referência, a nível nacional e internacional.
A última distinção foi a inclusão na Lista “Top 40 under 40”, da responsabilidade da revista “The Oftalmologist”, que distingue, a nível mundial, os oftalmologistas, com menos de 40 anos, com um futuro promissor.
O jovem oftalmologista considera que a inclusão nesta lista serve de motivação para continuar a desenvolver o seu trabalho prático e de investigação e confessa que é necessário esforço e dedicação para associar a prática da medicina à investigação científica. “É resultado do sacrifício, que muitas vezes temos.
É necessário ir para fora muito jovem e passar muito tempo longe da família e dos amigos, passar fins-de-semana á volta de análises estatísticas e artigos científicos… Isto torna-se um vício, que não se consegue largar”, confessa.
Especializado em cirurgia refrativa córnea e cirurgia de catarata, o brigantino é também revisor de várias publicações científicas, como por exemplo, o “American Journal of Ophtalmology”, ou a “Ophtalmology”.
É ainda membro do Grupo de Estudos de Tomografia e Biomecânica do Rio de Janeiro e orienta cursos de instrução em congressos nacionais e internacionais, nomeadamente na área de córnea e de cirurgia refractiva, em que é especialista, sendo também orientador na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, onde está a realizar o doutoramento. O pai, Horácio Correia, é também oftalmologista, há mais de 30 anos.
O jovem médico diz não ter sido influenciado pelo pai na escolha da especialidade mas admite que os seus conselhos foram importantes no seu percurso profissional. “O meu pai apontou o caminho, e isso é muito importante. Lembro-me que, no segundo ano da especialidade, ele aconselhou-me a ir a um congresso internacional, referência na área da cirurgia refractiva. Foi nesse congresso que vi, pela primeira vez, o meu mentor brasileiro, o professor Renato Ambrósio Jr., uma das pessoas mais influentes do mundo na área da oftalmologia. Hoje, é o meu orientador de doutoramento e colaboramos em diversos projetos de investigação”, contou Faria Correia à Rádio Brigantia.
Este ano, tem já agendada a participação no Congresso da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refractiva, que vai realizar-se em Abril, em Nova Orleães, nos Estados Unidos da América e no Congresso Europeu das mesmas especialidades, que decorrerá em Setembro, em Copenhaga, na Dinamarca.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário