Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Pico do mau tempo esta noite em Trás-os-Montes

Chuva e vento com rajadas que podem chegar até aos 110 km/hora forte podem piorar as condições já esta noite, sendo que o pico do mau tempo será às seis da manhã.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos do norte do país em aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do mau tempo, prevendo períodos de precipitação forte. Em Trás-os-Montes, Vila Real é o único distrito com aviso laranja, havendo possibilidade de trovoada nas regiões a norte do sistema montanhoso.
Já Bragança está com aviso amarelo, o terceiro da escala, mas o IPMA prevê para as terras altas vento forte a muito forte (45 a 65 km/h) de sudoeste, com rajadas até 110 km/h. O rio Fervença registou um aumento considerável do seu caudal, conforme comprovou o Diário de Trás-os-Montes, colocando algumas casas nas margens em risco e alagando mesmo os terrenos do Instituto Politécnico de Bragança. O mesmo se passou em Gimonde, onde o rio Sabor invadiu algumas casas e terrenos circundantes, alarmando a população local, já habituado a estas mudanças de humor climatéricas que são bastante frequentes para aqueles lados nos dias de inverno.
No concelho de Macedo de Cavaleiros, a chuva intensa do fim-de-semana foi responsável por um deslizamento de terras ao km 3 da EN 102-1, entre as aldeias de Carrapatas e Cortiços. A Proteção Civil Municipal foi alertada às 8h30, centrando-se a intervenção da equipa da autarquia macedense, com a ajuda da GNR, na limpeza da via e reposição normal da circulação. O mau tempo resultou também em vários campos alagados e na inundação das adegas em duas habitações em Vale de Prados e Vilarinho de Agrochão, havendo necessidade da intervenção dos Bombeiros Voluntários.
Contudo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso para um potencial agravamento das condições climatéricas durante a noite de domingo e madrugada de segunda-feira. Os próximos dias e, sobretudo, as próximas horas serão de preocupação no norte do país, já que o pico do mau tempo será às seis da manhã. Quem também tem motivo para preocupações são os durienses, nomeadamente os habitantes do Peso da Régua. Isto porque está previsto o rio Douro galgar as margens dada a elevada precipitação que se vai sentir durante a madrugada de hoje.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário