Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 19 de novembro de 2016

“Montesinho Montanha de Investigação” gera um “laboratório Colaborativo”

No próximo dia 26 de novembro promove-se em Bragança a realização de uma jornada de trabalho com vista a estruturar o projeto “Montesinho Montanha de Investigação", uma iniciativa do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Centro de Investigação de Montanha (CIMO).
Com o patrocínio do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, este será um dos projetos-piloto inseridos na Rede Nacional de Montanhas de Investigação e do Conhecimento, também em fase de constituição. 

O projeto pretende desenvolver um “Laboratório Colaborativo” que envolverá o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Centro de Investigação de Montanha (CIMO), autarquias, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (ANCCT), Ciência Viva, Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia EcoPark, Centro Nacional de Competências de Frutos Secos (CNCFC), e ainda em colaboração com associações, cooperativas e empresas locais.

"A investigação será dinamizada por vários centros de investigação, nacionais e internacionais, em particular pelo Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do IPB, que promoverá ações sinérgicas fundamentadas na transdisciplinaridade do 'Laboratório Colaborativo', agregando múltiplos conhecimentos e atividades em áreas diversificadas como química, biologia, recursos energéticos, engenharias, clima, solos, hidrologia, vegetação, fauna, agronomia, zootecnia, silvicultura, ciências sociais, turismo, desporto, ou promoção de saúde", refere fonte do IPB. 

O projeto também pretende dinamizar o espaço e as infraestruturas abandonadas que existem no Parque Natural de Montesinho, através da sua ativação, modernização e valorização, de modo a constituírem-se "polos ativos de investigação e observação científica, assim como de valorização social e económica do conhecimento sobre montanhas". 

A Sessão de Trabalho do próximo dia 26 pretende promover uma  discussão global sobre o assunto, tendo em vista a definição de políticas que promovam a investigação científica, a valorização do território e a dinamização das economias locais. Desta primeira iniciativa fará também parte uma visita à Serra de Montesinho para observação das potencialidades "in loco". 

Sem comentários:

Enviar um comentário