No sábado passado decorreu o Desfile do Carnaval dos Caretos em Bragança que percorreu as ruas da zona histórica da cidade, e contou com muitos participantes brigantinos e também de nacionalidade espanhola que se associaram a este desfile para relembrar uma das tradições mais antigas do nordeste transmontano, como referiram alguns participantes.
“É um grande divertimento”, referiu José Valente.
“Temos esta tradição com o nosso grupo que criamos há três anos e continuamos a manter”, referiu Alex Rodrigues, do grupo de caretos de Pinela.
“Vou-me divertir com as meninas”, diz o pequeno Guilherme.
“Este grupo de Jurrus y Castrones Alija del Infantado de León tem sido muito solicitado. São os que estão aqui atrás de branco é muito bonito Bragança e viemos sempre, refere Conceicón Perez.
“Este grupo de Jurrus e Castrones e vamos onde nos chamam e estamos a ser muito solicitados agora, afirma Aurolina Fernandes Andrez
“A tradição é parecida a todas as tradições da província. São festas tradicionais de inverno e pretende afugentar os males dos espíritos. É um encontro de irmãos, destaca José Manuel.
“Uma participação espectacular das escolas do nosso concelho, com muita gente, a dar o seu contributo para a animação deste carnaval dos Caretos aqui em Bragança que tem marcado de forma muito positiva aquilo que é esta tradição neste território nesta parte e também tem-se afirmado como um factor de atracção turística, uma vez que reúne milhares de pessoas”, disse Hernâni Dias, presidente do município de Bragança, mostrou-se muito satisfeito com a participação destes Caretos e referiu que este entrudo já é uma atracção turística.
O desfile terminou com a queima do Careto gigante, na praça Cavaleiro de Ferreira.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário