Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Moeda de 2,50 euros dedicada aos Caretos de Trás-os-Montes

A moeda dedicada aos Caretos de Trás-os-Montes, que integra a série de moedas de coleção comemorativas “Etnografia Portuguesa”, é apresentada no dia 11 de fevereiro, pelas 16h00, na Casa do Careto, em Podence.
Com o valor facial de 2,50 euros, a moeda tem autoria da escultora letã Baiba Šime que criou uma composição com os populares caretos, máscaras tradicionais que personificam o espírito pagão e rebelde do ritual carnavalesco do nordeste do país, cujas raízes se perdem no tempo.

A sessão conta com a presença de Benjamim Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, de António Carneiro, presidente do Grupo de Caretos de Podence, e de Alcides Gama, vogal do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM).

A moeda tem o valor facial de 2,50 euros e conta com uma emissão limitada a 2500 exemplares em ouro e 2500 exemplares em prata, ambas com acabamento especial proof, e 60 mil exemplares em cuproníquel, com acabamento normal.

Esta é a quinta moeda da série “Etnografia Portuguesa”, uma série de moedas de coleção criada pela INCM, em colaboração com o Museu Nacional de Etnologia, com o intuito de realçar elementos da cultura tradicional que compõem a identidade nacional.

in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário