Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Surgiram duas novas “Aldeias Pedagógicas” no distrito de Bragança

Portela e Pinela no concelho de Bragança, Vale de Frades e Vilar Seco no concelho de Vimioso, são a aposta da Azimute para replicar o projeto Aldeia Pedagógica na zona Norte - distrito de Bragança, criando duas novas “Aldeias Pedagógicas” no concelho de Vimioso e uma no concelho de Bragança.
Escolhidas as 3 novas aldeias e envolvidos os agentes locais, juntas de freguesia e associações, é fundamental para o sucesso do projeto a mobilização da população, para que estes Mestres/idosos “vistam a camisola” do projeto e sejam a bússola dos visitantes numa viagem pela história, pessoas e tradições das Aldeias Pedagógicas.

O projeto Aldeias Pedagógicas já corre sobre rodas e em janeiro, decorreu um ciclo de Workshops de Serigrafia nas 3 novas Aldeias Pedagógicas – Pinela, Vale Frades e Vilar Seco.

Os Mestres/idosos tornaram-se aprendizes e ganharam novas competências em serigrafia. Estão prontos para ensinar aos visitantes a arte da serigrafia.

A iniciativa contemplou 3 workshops, sendo o primeiro realizado na Aldeia Pedagógica de Pinela no dia 23 de janeiro, o segundo na Aldeia Pedagógica de Vilar Seco no dia 24 de janeiro e o terceiro decorreu na Aldeia Pedagógica de Vale de Frades no dia 31 de janeiro.

Cada workshop teve uma duração de 90 minutos e teve início com uma componente teórica onde os Mestres das Aldeias Pedagógicas aprenderam o conceito e as técnicas a usar na arte da serigrafia. Seguiu-se uma componente prática, onde os Mestres com a ajuda dos formadores fizeram as suas obras de serigrafia em posters e sacos de tecido.

A Serigrafia é um processo de impressão manual simples que consiste em colocar tinta sobre uma tela de serigrafia e, exercendo pressão sobre o rodo, a imagem da tela serigráfica é impressa no tecido ou no papel.

O “Aldeias Pedagógicas” é um projeto de inovação social que promove o envelhecimento ativo, a intergeracionalidade, a valorização, a participação cívica e familiar e o bem-estar físico e mental do idoso através da participação dos idosos enquanto guias de uma visita pelo passado das três aldeias, pensada para grupos escolares e outros grupos organizados, que recorda as artes, ofícios e tradições de outros tempos.

O “Aldeias Pedagógicas” valoriza os saberes, os ofícios, experiência de vida dos idosos e a sua ligação ao mundo rural tornando-os nos “Mestres” das aldeias: são os idosos que melhor guardam os saberes de outrora e são também eles que melhor os sabem transmitir.

 Os visitantes percorrem um circuito pelas ruas das “Aldeias Pedagógicas”, passando em pontos definidos, ouvindo, observando e experimentando as artes e ofícios destes Mestres/idosos. O projeto envolve ainda o uso de tecnologias, como o Skype, enquanto linha de contacto entre utilizadores séniores e os seus familiares, de forma a reforçar as relações de proximidade, assim como ações de sensibilização, eventos e um “espaço” de criação artística, que desenvolve a motricidade, a precisão manual, a coordenação psicomotora e a criatividade do idoso.

O projeto Aldeias Pedagógicas faz parte de uma candidatura aprovada pelo instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, gerido pela Portugal Inovação Social – sendo cofinanciado pelo PO ISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e FSE - Fundo Social Europeu, Fundação Calouste Gulbenkian, Município de Bragança e Município de Vimioso.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário