Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

O Cónego Adérito Custódio faleceu aos 85 anos

Partiu para a casa do Pai, o Cónego Adérito Augusto Custódio, aos 85 anos.
Natural da freguesia de Vinhas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, recebeu o sacramento do baptismo em 15 de janeiro de 1933. Ingressou no Seminário de Vinhais em 1946 tendo transitado para o Seminário de S. José, em Bragança. Foi ordenado presbítero em 27 de julho de 1958, por D. Abílio Vaz das Neves.
Pároco das comunidades de Parâmio, Mofreita e Dine, entre 1958 e 1967, também exerceu funções pastorais no concelho de Vimioso, entre 1967 e 1982, nomeadamente nas comunidades de Vimioso, Pinelo, Vale de Pena, Vale de Frades, S. Joanico e Serapicos, Algoso e Vale de Algoso, Campo de Víboras, Uva, Mora e Vila Chã da Ribeira.
Nesse período de tempo contribuiu para a implementação dos ensinos preparatório e secundário naquele concelho. Foi vice-presidente da Escola Preparatória de S. Vicente, secretário da Santa Casa da Misericórdia e vereador da cultura da Câmara Municipal de Vimioso.
Durante 27 anos foi arcipreste de Vimioso e Bragança e em 1983 foi nomeado Pároco do Vicariato de S. Francisco de Assis, na cidade de Bragança, que se viria a tornar na Paróquia de S. Bento e S. Francisco, com a anexa de Vale de Lamas, e mais tarde com as anexas Quintas da Seara e Quinta das Carvas.
Foi diretor espiritual da comunidade das Doroteias, do Colégio do Sagrado Coração de Jesus, do Apostolado da Oração e dos Cursos de Cristandade. Membro do Colégio de Consultores da Diocese até 1995, Confessor do Seminário, o sacerdote também foi Vigário Episcopal dos Leigos e Família na década de 90.
Fundou o Agrupamento 786 do Corpo Nacional de Escutas e exerceu os cargos de Presidente e vice-presidente da Casa do Clero, paroquiando também as comunidades de Castrelos e Conlelas, em Bragança.
Além da formação teológica licenciou-se em Filosofia, e História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Foi professor de história nas Escolas Secundárias Miguel Torga e Emídio Garcia, em Bragança. Autor de várias obras literárias também colaborou em publicações regionais.
Representou a Diocese na Fundação “Os Nossos Livros” e foi Capelão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança e da Santa Casa da Misericórdia de Bragança.
Em 2008 foi distinguido com a Medalha de Mérito do Município de Bragança pelo seu «trabalho no âmbito da solidariedade social», ao construir o Centro Social Paroquial de S. Bento e S. Francisco «no centro histórico da cidade» de Bragança.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário