Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 5 de agosto de 2018

Azibo serve de refugio para quem tenta fugir à vaga de calor

Durante estes dias de calor intenso, as praias são uma opção para aqueles que tentam fugir às altas temperaturas.
No nordeste transmontano, a Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, é o refugio de muitos banhistas que trocam o ar condicionado por um bom mergulho.

“Ir à agua e depois estar à sombra ajuda a aliviar o calor e aproveitamos para passar o dia em família. Tomei as devidas precauções com beber água, pôr protetor solar e usar chapéu.”

“O calor assusta e, por isso, temos de nos precaver, até porque somos avisados para essa questão. Estar junto à água ajuda muito a aliviar o calor, caso contrário seria insuportável. Vou a banhos mas não me exponho de forma a apanhar escaldões. Também bebo muita água, ainda ontem consumimos 12 litros.”
“Vim aqui para aproveitar a água e aliviar o calor. Quanto às medidas de precaução, já pusemos protetor, mas também é importante beber muita água e dar vários mergulhos.”
“Eu acho que é a primeira vez que sinto tanto calor e ir à agua ajuda a aliviar.”
E se para alguns não há memória de tanto calor, para outros as altas temperaturas já não são novidade:

“Para mim não é novidade. Tenho 55 anos e até aos meus 18 a temperatura era assim. Fui criado na lavoura e havia sempre muito calor.”

“Aqui no distrito de Bragança não há meio termo, ou é muito calor ou muito frio.
Lembro-me que o ano passado também houve uma semana bastante quente.”
“Todos os verões tem havido dias mais quentes e outros mais frescos, é normal e já estamos habituados.”
“Eu penso que em anos anteriores também houveram temperaturas assim. Talvez por este ano o verão ter vindo mais tarde, com mais inverno e chuva, talvez as pessoas estejam a estranhar o calor, parece mesmo que andam assustadas.
No entanto, a mim parece-me normal, embora mais intenso do que nos últimos anos.”
A vaga de calor que visitou Portugal nos últimos dias está de partida, e amanhã, segunda-feira, já se preveem dias menos quentes na generalidade do território nacional.

Quanto aos distritos de Bragança e Vila Real, a descida das temperaturas será mais significativa a partir de terça-feira, podendo chegar mesmo a uma diminuição na ordem dos 10ºc no que respeita à máxima, em alguns pontos da região.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário