Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Ritmos de uma volta ao mundo apresentados em Alfândega da Fé

Festival internacional, que regressa a terras de Alfândega da Fé pelo nono ano consecutivo, promove manifestações artísticas tão distintas como a música, a expressão dramática, o artesanato e, inclusive, a gastronomia.
O Festival Sete Sóis Sete Luas (7S7L) retorna no final do verão a Alfândega da Fé com a promessa, segundo o executivo, de “todos deliciar com a sua multiplicidade de culturas”. Apesar de este festival internacional marcar presença pelo 9º ano consecutivo em Alfândega da Fé, a verdade é que há já 26 anos que o 7S7L promove o encontro intercultural de manifestações artísticas tão eclética como a música, a expressão dramática, o artesanato e, inclusivamente, a gastronomia.

De sublinhar que nos dias 7 e 14 de Setembro terão lugar no Largo São Sebastião da vila transmontana os espetáculos, considerados o ponto mais alto da edição de 2018 do festival.

Assim, no dia 7 a abertura acontecerá com “Triplette”, um espetáculo de circo dedicado aos “loucos anos 30” e ao circo daquela época com três acrobatas vindos de França, que atuarão num trapézio fixado a 7 metros do chão. Após este espetáculo recheado de acrobacias “de tirar o fôlego”, cinco músicos oriundos de várias culturas musicais enraizadas nos países da Rede Sete Sóis Sete Luas subirão ao palco com o auspício tácito de um fascínio próprio dos países que representam. Intitulado “Estrelas 7Sóis”, o quinteto conta com um longo e sedutor percurso que visita a música popular portuguesa, os ritmos de Cabo Verde, as melodias do mundo árabe e da encantadora Ilha Reunião. Será a estreia nacional de uma produção original e de créditos firmados do próprio festival.

Já no dia 14, Alfândega da Fé apresenta Santo Antão 7Sóis Band. Uma produção inédita do Festival Sete Sóis Sete Luas que conta com a participação de cinco prestigiados músicos da Ilha de Santo Antão, dirigidos pelo mestre italiano Mário Incudine, com um reportório que harmoniza músicas tradicionais, composições originais e novos arranjos inspirados na extensa cultura da Ilha de Santo Antão. Os sons de Cabo Verde irão invadir, no bom sentido, Trás-os-Montes com ritmos e melodias crioulas.

O executivo alfandeguense, na pessoa da sua presidente, Berta Nunes, depois de abrir o apetite com o programa do festival, lança o desafio, completado por um convite: “venha despedir-se do verão, ao som do Sete Sóis Sete Luas nos dias 7 e 14 de setembro, no Largo São Sebastião, junto à Casa da Cultura Mestre José Rodrigues”.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário