Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Debate sobre o Douro quer colocar na agenda a Linha Ferroviária da região

A Associação Vale d’Ouro e a Câmara Municipal da Régua anunciaram esta semana que vão promover no próximo dia 15 de setembro a partir das 16h30 no Auditório Municipal da Régua um debate sobre a Linha do Douro com o objetivo de colocar na agenda nacional a exploração da ligação transfronteiriça e chamar a atenção para as oportunidades que esse investimento poderá ter na região.
Debate sobre o Douro quer colocar na agenda a Linha Ferroviária da região
Apesar de diversos estudos elaborados ao longo dos anos confirmarem uma vocação estratégica deste eixo ferroviário para o país e para a península ibérica, no contexto transfronteiriço, a situação da Linha do Douro tem-se vindo a deteriorar e o seu contributo para a economia tem vindo a ser negligenciado. O turismo é hoje uma das fortes vocações desta linha ferroviária mas o potencial deste corredor está muito longe de estar esgotado.

Em causa não está apenas a eletrificação que, de acordo com os planos do governo português, não será em toda a extensão da linha atualmente em serviço, mas também o potencial económico, de desenvolvimento regional e até operacional da rede ferroviária nacional e ibérica que o restabelecimento da ligação transfronteiriça poderia trazer.

Para o debate, a organização convidou um conjunto de especialistas na área dos transportes, da economia e do planeamento regional e urbano oriundos de vários pontos do país e que integrarão um painel responsável por lançar um debate onde se espera que a sociedade civil também participe. Além de estar aberto ao publico em geral, a organização endereçou ainda convites ao governo, autarquias atravessadas pela linha em Portugal e Espanha, entidades públicas e privadas com responsabilidades e interesses na região, operadores ferroviários e gestor da infraestrutura bem como a diversas associações que acompanham a ferrovia em ambos os países.

As inscrições estão abertas até à véspera do evento e poderão ser feitas AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário