Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Exposição:"ESPANÕLES POR EL MUNDO DEL ARTE"

*ESPANÕLES POR EL MUNDO DEL ARTE*

“ Espanhóis por o Mundo da Arte “ é uma Mostra única, que celebra a criação plena de sonhos; em prismas tão distintos como a pintura Surrealista de Alexal – Alejandro Albarrán Garcia e a Escultura Poética de Pedro Espada Rey.

Patente de 14 de Setembro a 12 de Novembro na Casa da Cultura Mirandesa.

Alejandro Albarrán Garcia*
O movimento artístico Surrealista nasceu em Paris na década de 1920, inserido no contexto do que viria a definir o Modernismo - período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Foi fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas do psicólogo Sigmund Freud enfatizando o papel do inconsciente na actividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma ARTE que, segundo o movimento, estava a ser destruída pelo racionalismo.
O principal mentor deste movimento é o poeta e crítico André Breton.
A combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente, são as principais características deste diferenciado estilo. Segundo os surrealistas, a arte deve libertar-se das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência quotidiana, procurando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos. René Magritte e Salvador Dali são dois dos seus grandes representantes no campo das artes plásticas.
Alejandro * Alexal, leva-nos numa viagem imaginária de cores e formas à qual é impossível passar indiferente.

Pedro Espada Rey*
Para falar sobre a Escultura de Pedro Espada Rey, estamos directamente ligados à soberba perfeição da Natureza e há liberdade da imaginação.
Pedro cria sem obediência a qualquer corrente artística ou condicionante política e/ou comercial. O seu universo criativo e mitológico nasce dos seus passeios no bosque, do encontro com a natureza e das “”conversas”” solitárias com madeiras e pedras.
Nos variadíssimos temas que aborda, cito a figura humana que esculpe com um primitivismo ibérico, respeitando sempre os materiais que o universo lhe oferece.
Cria com valor, com olhos de menino e mãos de velho maestro da madeira.
Pedro cria num estado de pureza e de emoção plena, ao ponto de transbordar a sua grande sensibilidade para as obras que executa.
A fantasia das suas obras é sonho tornado realidade, cuja contemplação nos leva em viagens inesquecíveis.
CM de Miranda do Douro

Sem comentários:

Enviar um comentário