Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

“Borboletas aos Montes” ajuda pacientes da Unidade da Mama do CHTMAD

“Borboletas aos Montes”, é um projeto de um grupo de voluntárias que está em votação no Orçamento participativo de Portugal.
Trata-se de um projeto que pretende angariar fundos para continuar a desenvolver atividades de ajuda, às pacientes da Unidade da Mama do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Alda Claudino e Sandra Baptista são duas das impulsionadoras desta candidatura ao Orçamento Participativo e esperam que os portugueses o possam eleger, uma vez que, desta forma poderão assim ajudar mais utentes.

Alda Claudino refere que foi uma utente a lançar-lhe o desafio para a candidatura ao orçamento participativo:

“Há muita necessidade. Eu contacto todos os dias com estes utentes e vejo que têm falta de conhecimentos daquilo a que têm direito e das necessidades que têm no decorrer do tratamento.

Mesmo em termos de bens materiais, como as perucas, os lenços, as toucas, as próteses leves.

Por isso, é importante mostrar-lhe o que elas têm direito, o que podem ter.

Esta ideia de participar no conscurso do orçamento surgiu com o incentivo de uma doente minha, que tem conhecimento daquilo que se faz na unidade da mama. Ela soube deste projeto e foi falar comigo. Desafiou-me, digamos, para concorrermos, com o sentido de ampliar e melhorar o nível de atividades que estamos a oferecer neste momento.”

Votar neste projeto não custa nada como refere Sandra Baptista, que explica de que forma se pode contribuir para que este seja um dos projetos vencedores:

“Basta fazer uma pesquisa por “Borboletas aos Montes” e depois inserir ou o número do cartão de cidadão, o número completo com letras e números, ou do cartão do bilhete de identidade; tem essas duas opções e depois é votar, é um processo simples.

Podem votar duas vezes. Cada pessoa tem direito a um voto regional e outro nacional.”

E são três os grandes eixos deste projeto que abrange uma área muito vasta e se estende por 4 distritos:

“São apenas ajudas técnicas, portanto, soutiens, fatos de banho, biquinis, perucas, lenços, almofadas no pós operatório, cuidados de beleza como a micro-pigmentação,ensinar a maquilhar as doentes que estão em tratamento de quimioterapia. Em suma, é a promoção de bem estar físico e psicológico com sessões de reiki, pilates, yoga e exercício físico adaptado e acompanhado por profissionais, com experiência neste tipo de patologia e a capacitação para a cidadania destas pacientes. Há também sessões informativas e de convívio, que permitem esclarecer as dúvidas, partilhar experiências, atenuando, de certa forma, o isolamento e a solidão.

Mas para que este projeto ganhe é necessário que se vote, porque este projeto é um projeto não só meu, não só da doente, mas é um projeto de todos aqueles que superam os desafios da vida.”

O orçamento Participativo de Portugal está a decorrer até 30 de  setembro e a Unidade da Mama do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro candidata assim o seu projeto “Borboletas aos Montes”, um trabalho voluntário que ajuda as pacientes, não só na cedência de todo o apoio material, como também proporcionando condições para fortalecer a auto-estima e qualidade de vida.

INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)

Sem comentários:

Enviar um comentário