Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Mais um prémio para o documentário «Alfaião»

O filme homónimo sobre a aldeia de Alfaião foi premiado no Festival Internacional de Documentário.
O documentário Alfaião ganhou mais um prémio, desta vez de Melhor Curta-Metragem Europeia, no Festival Internacional de Documentário de Ierapetra, na Grécia. O filme é da autoria de André Almeida Rodrigues. O documentário retrata a vida rural e o quotidiano da população residente na aldeia de Alfaião, no concelho de Bragança. Este é o quinto prémio que o jovem realizador de 30 anos recebe pelo filme “Alfaião”, facto que o deixa muito satisfeito.

“É sempre importante o filme em si ser seleccionado e quando se trata de um prémio é mais importante, facto que me deixa muito satisfeito, que a mim, quer a aldeia. O filme está a percorrer o mundo e além de percorrer o mundo, que já é muito bom e ter estas distinções é sempre prestigiante. Quis levar Alfaião ao mundo e é de facto o que está acontecer”, disse o realizador André Almeida Rodrigues. 

A curta-metragem foi produzida no âmbito do mestrado em som e imagem, da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. O autor destaca que é um filme poético.

“É um filme poético em que retrato o compelativo diário da rotina da aldeia que enaltece os aspectos simples e banais, como o pastor com o rebanho das ovelhas, uma senhora a fazer as alheiras”, contou o realizador. 

Alfaião foi produzido em 2016, tem a duração de 13 minutos. O filme também nomeado em Riga, na Letónia, como destino cultural como explica André Almeida Rodrigues.

“Destacar que o filme também foi exibido no Tour Film Riga, que é um festival de cinema turístico, ou seja, a aldeia de Alfaião esteve nomeada através do filme na categoria de destino turístico, turismo cultural e eco turismo. O filme acaba por se enquadrar em várias categorias de cinema, como o cinema experimental e turístico e acaba por promover Alfaião como destino turístico”, acrescenta o realizador.

O documentário já ganhou uma menção honrosa no Festival do Pão, em Albufeira, o Prémio do Público, no Shortcutz Funchal, a Melhor Curta-Metragem de Fevereiro, Shortcutz Caldas da Rainha, Melhor Curta-metragem de Maio, Shortcutz Covilhã e uma nomeação Melhor Curta Portuguesa, no Cinema Blogger Awards. André Almeida Rodrigues é natural de Leça da Palmeira, e o próximo projecto é um filme «Histórias de Embalar Sabonetes» sobre a empresa Castelbel que exporta 5 milhões de sabonetes. Alfaião, não fica por aqui e vai ser exibido num Festival de Cinema da Patagonia, na Argentina), 1 de Setembro no Short cut, na Sérvia), 5 de Setembro no The Unseen Festival, em Denver, Colorado, Estados Unidos da América) e 8 de Setembro no OCFF – Ocean Coast Film Festival, em Lavra, Portugal. 

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário