A AZIMUTE (Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente) quer dar uma nova vida aos escrinhos, os cestos típicos do concelho de Vimioso confecionados em materiais naturais.
A associação já pondera trabalhar com um designer que possa fazer uma espécie de renovação dos cestos tradicionais, conferindo-lhe um aspecto mais contemporâneo, novas utilidades e maior atratividade, tanto mais que se tratam de utensílios confecionados em matérias primas naturais, como palha e silva, muito ao gosto dos que querem pôr de parte os materiais sintéticos.
O projeto que está ainda em embrião e surgiu na sequência do alargamento da Aldeia Pedagógica de Portela a mais três localidades, nomeadamente Vilar Seco e Vale de Frades, em Vimioso, e à freguesia de Pinela (Bragança). “Faz-se sempre a mesma coisa com os escrinhos, gostávamos de mudar para lhes dar um novo input de design, algo diferente.
A tradição tem muitos anos e as coisas fizeram-se sempre da mesma maneira e a mesma coisa. Com o mesmo material e a mesma técnica podemos fazer coisas diferentes mais apelativas às necessidades actuais”, explicou João Cameira, presidente da AZIMUTE.
Glória Lopes
in:mdb.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário