O Município de Macedo de Cavaleiros inaugura hoje, dia 01 de março de 2019, a Exposição de Máscaras de Carlos Ferreira. A máscara é um adereço utilizado em diferentes situações, como disfarce, objeto lúdico, religioso ou artístico. Tanto pode revelar como esconder uma identidade ou, ainda, transformar a identidade e a vida de quem a usa.
No passado, o trabalho artesanal de elaboração da máscara era, por norma, executado por quem a utilizava. No entanto, a máscara podia também ser encomendada.
O artesão de Sendim, Carlos Ferreira, cuja obra será exposta no Centro Cultural, define manualmente as feições da máscara a partir de um pedaço de madeira de amieiro, cerejeira ou outra e dá-lhe o aspeto adequado ao ritual onde vai ser usada. A máscara pode ter diferentes feições, designadamente demoníacas, como as tão características dos Caretos de Podence.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário