Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de março de 2019

Exposição de Máscaras de Carlos Ferreira no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros

O Município de Macedo de Cavaleiros inaugura hoje, dia 01 de março de 2019, a Exposição de Máscaras de Carlos Ferreira. A máscara é um adereço utilizado em diferentes situações, como disfarce, objeto lúdico, religioso ou artístico. Tanto pode revelar como esconder uma identidade ou, ainda, transformar a identidade e a vida de quem a usa. 

No passado, o trabalho artesanal de elaboração da máscara era, por norma, executado por quem a utilizava. No entanto, a máscara podia também ser encomendada. 

O artesão de Sendim, Carlos Ferreira, cuja obra será exposta no Centro Cultural, define manualmente as feições da máscara a partir de um pedaço de madeira de amieiro, cerejeira ou outra e dá-lhe o aspeto adequado ao ritual onde vai ser usada. A máscara pode ter diferentes feições, designadamente demoníacas, como as tão características dos Caretos de Podence.

Sem comentários:

Enviar um comentário