Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de março de 2019

Macedo de Cavaleiros tem o maior número de percursos pedestres certificados do País

O Município de Macedo de Cavaleiros recebeu as cartas de homologação de 24 Percursos Pedestres de Pequena Rota, inseridos no Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO, tornando-se assim no município português com maior número de percursos pedestres devidamente certificados. A segurança dos caminhos bem como a qualidade dos trilhos foram duas das características destacadas pelos responsáveis do Registo Nacional de Percursos Pedestres.

Com esta homologação, são cerca de 180 quilómetros de trilhos que nos levam à descoberta de locais de grande beleza como a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, situada entre as Serras da Nogueira e de Bornes, que oferece excelentes condições para a observação de aves ou para a prática de outras atividades como a BTT, canoagem, kayak ou catamaran. 

“O trabalho desenvolvido na recuperação e sinalização destes trilhos foi fulcral para aumentar a segurança dos turistas que façam estes percursos”, salientou o vice-presidente do Município de Macedo de Cavaleiros. Pedro Mascarenhas frisa que “ninguém queira encontrar-se no meio do monte, sem indicações, numa altura em que caia o nevoeiro”. Também por isso, explica, as cores da sinalética escolhida para marcar os percursos foram especialmente pensadas para permitir uma maior visibilidade em situações climatéricas mais adversas. 

O vice-presidente da autarquia garante que, agora, “todos sabem onde começam e onde acabam os percursos, o que podem encontrar e o que ver. Sempre em segurança”. 

Antónia Morais, coordenadora executiva do Geopark, explica que “esta é mais uma vertente que era necessário revitalizar enquanto geoparque da UNESCO, aliando-se o geoturismo à geoconservação e à educação”. “Além dos percursos pedestres, os visitantes podem ainda provar os produtos regionais, no âmbito do projeto Geofood, dando primazia aos produtos endógenos”, sustenta. 

A Rota de Balsamão (5,2 km), a Rota da Castanha (6,1 km) e o Trilho dos Caretos (4,4 km) são três dos exemplos de percursos que podem ser feitos ao longo de todo o concelho macedense e do Geopark Terras de Cavaleiros.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário