Milhares de pessoas visitaram Bragança no fim-de-semana atraídos pelo Carnaval dos Caretos e pelo Festival do Butelo e das Casulas.
Sábado, cerca de mil caretos desfilaram pelas ruas da cidade, desde crianças das escolas, utentes de IPSS e vários grupos de mascarados da região e de Espanha.
Um cortejo que culminou com a queima de um diabo gigante, e que fez as delícias dos visitantes. “É a primeira vez em Bragança, já tinha visto na televisão e juntamo-nos com um grupo para passar aqui o fim-de-semana. Vim pela gastronomia e pelo carnaval, foi óptimo”, conta um dos visitantes de Coimbra.
A assistir estiveram mais pessoas que em anos anteriores, estima o autarca de Bragança Hernâni Dias, que garante que a hotelaria no concelho esteve esgotada. “Sabemos que foram muitos milhares, seguramente. Percebeu-se pela dimensão do cortejo e de quem o seguiu e assistiu à queima do diabo. Estamos convencidos que foi um evento que há-de ter seguimento”, afirmou.
A junção dos dois eventos parece ter sido uma boa receita, que se poderá repetir. “Este ano, tendo em conta este feliz casamento entre a essência e o mais relevante da nossa gastronomia, o butelo e as casulas, e o que temos de mais valioso sob o ponto de vista cultural, conseguimos um evento com mais dimensão e mais robusto e isso traduziu-se na vinda de mais visitantes ao nosso território”, afirmou.
Ingredientes de um prato típico do carnaval na região, o butelo e as casulas foram muito procurado no festival, garantem os expositores. “Correu lindamente, já participo há alguns anos e tem vindo sempre a aumentar as vendas. Acho que atraiu mais pessoas e no butelo tive ainda uma maior procura do que em anos que a feira era mais afastada do Carnaval”, afirmou uma das expositoras.
A gastronomia e o carnaval tradicional a agitar Bragança no fim-de-semana.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário