Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de março de 2019

Mais visitantes em Bragança no fim-de-semana que juntou Carnaval e Festival do Butelo e das Casulas

Milhares de pessoas visitaram Bragança no fim-de-semana atraídos pelo Carnaval dos Caretos e pelo Festival do Butelo e das Casulas.
Sábado, cerca de mil caretos desfilaram pelas ruas da cidade, desde crianças das escolas, utentes de IPSS e vários grupos de mascarados da região e de Espanha.

Um cortejo que culminou com a queima de um diabo gigante, e que fez as delícias dos visitantes. “É a primeira vez em Bragança, já tinha visto na televisão e juntamo-nos com um grupo para passar aqui o fim-de-semana. Vim pela gastronomia e pelo carnaval, foi óptimo”, conta um dos visitantes de Coimbra.

A assistir estiveram mais pessoas que em anos anteriores, estima o autarca de Bragança Hernâni Dias, que garante que a hotelaria no concelho esteve esgotada. “Sabemos que foram muitos milhares, seguramente. Percebeu-se pela dimensão do cortejo e de quem o seguiu e assistiu à queima do diabo. Estamos convencidos que foi um evento que há-de ter seguimento”, afirmou.

A junção dos dois eventos parece ter sido uma boa receita, que se poderá repetir. “Este ano, tendo em conta este feliz casamento entre a essência e o mais relevante da nossa gastronomia, o butelo e as casulas, e o que temos de mais valioso sob o ponto de vista cultural, conseguimos um evento com mais dimensão e mais robusto e isso traduziu-se na vinda de mais visitantes ao nosso território”, afirmou.

Ingredientes de um prato típico do carnaval na região, o butelo e as casulas foram muito procurado no festival, garantem os expositores. “Correu lindamente, já participo há alguns anos e tem vindo sempre a aumentar as vendas. Acho que atraiu mais pessoas e no butelo tive ainda uma maior procura do que em anos que a feira era mais afastada do Carnaval”, afirmou uma das expositoras.

A gastronomia e o carnaval tradicional a agitar Bragança no fim-de-semana. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário